Correios: CPF será emitido na hora

Continua depois da publicidade

A Receita Federal anunciou ontem que, a partir de agora, as pessoas que procurarem as agências dos Correios para tirar o Cadastro da Pessoa Física (CPF) vão conseguir fazê-lo imediatamente. Para isso, bastará apresentar carteira de identidade, título de eleitor e pagar uma taxa de R$5,70. O cadastro será feito na hora, sem necessidade de envio de cartão para a residência. Antes, era preciso esperar até sete dias úteis.

A coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta, lembrou que o novo serviço elimina custos que o Fisco tem hoje com a fabricação de cartões de plástico com o número do CPF e envio pelos Correios.

Este ano, já foram emitidos 5 milhões de CPFs no Brasil, mas a base é muito maior. Desde sua criação, já foram feitos no país 200 milhões de cadastros.

O novo sistema está sendo implementado nas agências próprias dos Correios num primeiro momento, mas será estendido às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil no início de 2011. Nesses bancos, o serviço continua no formato antigo.

A coordenadora da Receita lembrou que os contribuintes não precisam se preocupar em ter um cartão com o número do CPF. O dado está na base da Receita e, sempre que for necessário, bastará procurar a página do Fisco na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

– Por meio de certificação digital ou de código de acesso (que é feito na própria página da Receita), a pessoa poderá tirar quantas cópias do número do CPF quiser. O cartão não tem mais necessidade de existir – disse Cotta.

[ad code=6 align=center]

4 comentários em “Correios: CPF será emitido na hora

  1. Jorge Responder

    Nossa.. que bela informação que está me dando!

    Estou precisando fazer dois serviços.. primeiro reemitir meu CPF e por segundo fazer uma consulta cpf de um cara aqui que está me devendo. Só preciso saber onde emito este CPF com segurança e de preferência online.

    Att,
    Jorge

  2. Dayse Daiane Responder

    tentei tirar o CPF da minha filha pela internet e ñ conseguir, diz que o sistema só é compatível com navegador firefox 3 ou versão superiores pq que ñ é compatível com o Google crome?

  3. Antonio Cleidson sousa silva Responder

    quero tirar copia do meu cpf mais nao sei o numero do cpf? oque faço

  4. Marcio Responder

    Muito bom!!!

    Esperamos também que os bancos e fornecedores de serviços atualizem-se em não ficar pedindo cópia do meio físico do cpf. Com isso o novo usuário terá q acessar a página da receita para tirar a cópia do seu número. Realmente é algo super desnecessário eles pedirem cópia do cpf, haja vista que quando eles colocam o número em suas bases de dados no momento de contratação de serviços eles fazem uma consulta ao SERASA no qual apresenta a confirmação das informações da pessoa.

    Parabenizo esta ação conjunta da Receita Federal e dos Correios.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: