Brasília – A quase quatrocentona Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que teve sua origem em 1663, bem lá atrás no Brasil Colônia, ainda é o meio mais fácil e preferido pelos brasileiros de despachar ou receber uma encomenda. Com potencial para integrar o Plano Nacional de Privatização, o processo desacelerou em ano eleitoral, mas segue no radar do governo.
Com o aumento exponencial do comércio eletrônico, a estatal enfrenta uma poderosa lista de concorrentes, muitos internacionais, mas segue liderando o setor e o balanço está no azul desde o início do governo Bolsonaro.
Quer enviar uma encomenda pelos Correios e não sabe quanto vai pagar? Ou quer saber se o seu destino está entre os países atendidos pela transportadora que você escolheu? Nesta reportagem de serviços, explicamos como calcular o preço e os prazos de frete para qualquer lugar do mundo. Também mostramos quais serviços são oferecidos para encomendas internacionais e quais transportadoras atendem pessoas físicas.
Quando você precisa enviar uma encomenda, é importante saber qual o serviço mais adequado para o seu destino e quanto vai custar. Isso vale tanto para envios nacionais quanto internacionais.
Como calcular frete dos Correios?
Pelo site
Para saber quanto custa o frete de uma encomenda, basta acessar o site dos Correios e usar o Calculador de Preços e Prazos. Além do preço do frete, você também poderá conferir os prazos de entrega para PAC e SEDEX. A calculadora irá mostrar o preço do frete para cada opção.
Pelo aplicativo
O aplicativo dos Correios também oferece um calculador de frete. Para isso, basta baixá-lo na App Store (iOS) ou no Google Play (Android). Após fazer o download, você precisará informar os seguintes dados:
– CEP de origem
– CEP de destino
– Tipo e peso da encomenda
Com essas informações, o aplicativo irá calcular o preço do frete e os prazos de entrega para PAC e Sedex.
O PAC é o serviço de envio mais barato dos Correios, ideal para quem não precisa da encomenda com tanta urgência. Já o Sedex é um serviço mais caro, mas também é mais rápido.
Os Correios oferecem outros serviços, como o e-Sedex, que é uma opção mais barata do que o Sedex tradicional. O frete é calculado de acordo com o peso da encomenda, mas também é possível enviar objetos com até 30 kg pelo e-Sedex.
Para encomendas internacionais, os Correios oferecem o PAC, o Sedex e o EMS. O frete é calculado de acordo com o peso da encomenda e o país de destino. Os Correios também oferecem um serviço chamado “Encomendas Internacionais sem Limite de Peso”, que é ideal para quem precisa enviar objetos pesados para o exterior.
Preços e prazos internacionais
O Correios oferece três serviços para encomendas internacionais: o PAC, o Sedex e o EMS. O frete é calculado de acordo com o peso da encomenda e o país de destino.
Para saber quanto custa o frete de uma encomenda, basta acessar o site dos Correios e usar a Calculadora de Preços e Prazos internacionais. Além do preço do frete, você também poderá conferir os prazos de entrega para PAC e Sedex. A calculadora irá mostrar o preço do frete para cada opção.
O aplicativo dos Correios também oferece uma calculadora de fretes internacionais. Para isso, basta baixá-lo na App Store (iOS) ou no Google Play (Android).
Pelo site e pelo aplicativo você precisará informar os seguintes dados:
– Tipo de encomenda;
– CEP de origem;
– Pais de destino;
– Cidade de destino;
– Formato da embalagem;
– Comprimento (cm)
– Largura (cm)
– Altura (cm)
– Diâmetro (cm);
– Peso (g);
Com o grande aumento do comércio eletrônico, a concorrência disputa com os Correios o mercado bilionário de despacho e recebimento de encomendas várias empresas passaram a oferecer o serviço, entretanto, a maioria não tem escritórios fora das grandes capitais.
Confira a lista de empresas com serviços de encomendas alternativos aos Correios que atendem pessoa física:
DHL
Fedex
UPS
Jadlog
Kangu
Lalamove
Recomendações
Para escolher a transportadora ideal para o seu envio, é importante pesquisar sobre as empresas que atendem o país de destino da encomenda a ser enviada. Algumas transportadoras são especializadas em envios para determinados países, o que pode garantir um melhor serviço. Outras transportadoras atendem apenas pessoas jurídicas, o que pode encarecer o frete.
Pesquisar sobre as diferentes transportadoras e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades é a melhor forma de garantir um envio seguro e barato.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.