Comissão de Educação da Câmara aprova Unifesspa com a inclusão de Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou ontem (23), por aclamação, o relatório do deputado Miriquinho Batista (PT-PA) sobre o Projeto de Lei 2206/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com parte da estrutura atual da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A nova universidade herdará os cinco campus da UFPA em Marabá, além dos outros sete a serem criados em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara, Parauapebas, Tucuruí e Redenção.

O relatório aprovado reinseriu o campi de Parauapebas, conforme o projeto original, alterado quando a Unifesspa foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, em agosto passado. “O relatório foi aprovado com a emenda de criação do campus de Parauapebas. Agora estamos trabalhando com a questão orçamentária e financeira, mas estamos dialogando com o Ministério da Educação no sentido de manter o campus de Parauapebas”, disse Miriquinho.

O projeto tem caráter conclusivo e segue para a Comissão de Finanças e Tributação. Segundo o relator, há um acordo de líderes para que a matéria seja aprovada até o fim de junho. “O projeto segue agora para a comissão financeira, mas há um esforço das lideranças para que ela seja aprovada conjuntamente na Comissão de Constituição e Justiça, para que seja concluída ainda nesse semestre.”