Comissão Municipal de Emprego é apresentada em Canaã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás sofre até hoje com os impactos negativos da desmobilização do Projeto S11D. Com as obras do megaprojeto concluídas no fim de 2016, milhares de pessoas ficaram desempregadas no município. De lá para cá, a queda na arrecadação dos impostos, que vinham das empresas que trabalharam na implantação, desencadeou uma crise social no município. Muita gente precisou da Assistência Social em um momento de menor arrecadação. O resultado: muitas pessoas ficaram sem emprego e sem amparo suficiente da Secretaria responsável pela questão.

IMG_3843

Na manhã desta segunda-feira (19), várias autoridades do município se reuniram para a apresentação da Comissão Municipal de Emprego. O conselho tem o objetivo principal de lutar pela causa empregatícia no município. Governo, trabalhadores e empresas estão representados na comissão, que deve atuar na cidade pelos próximos dois anos. O debate aconteceu no auditório do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e contou com a presença dos vereadores Rael da Marcenaria, Baiano do Hospital, Gesiel Ribeiro e Maria Pereira, dos secretários de governo Edilson Valadares, Jurandir José e Ronaldo Araújo, além de Fabio Queiroga, representante da Vale, e representantes também da VIX, Júlio Simões e Barbosa Mello.

Diretora do SINE, Ranielli Oliveira, falou sobre a comissão: “Nós sabemos que estamos passando por uma situação difícil. E isso não é só em Canaã dos Carajás! Lá fora também está na mesma situação. No entanto, a nossa intenção é de voltar a buscar o fortalecimento da empregabilidade no município. Eu, enquanto SINE, não consigo correr atrás disso sozinha, mas com a união de todos podemos conseguir mais oportunidades para os trabalhadores.”

Afonso Soares, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Canaã dos Carajás, também fez o uso da palavra: “Espero que todos que compõem a comissão possam fazer um bom trabalho e que defendam, de fato, o direito do trabalhador. É importante que as empresas que venham trabalhar no município se atentem, também, aos interesses de Canaã e deem prioridade à mão-de-obra local.”

IMG_3822

Ronaldo Araújo, secretário de assistência social, falou sobre a qualificação profissional dos trabalhadores: “Promoveremos cursos em cima da nossa realidade trabalhista. Precisamos valorizar e aproveitar a mão-de-obra do município. Gostaria de pedir que todos os trabalhadores se empenhem também nessas conquistas.”

Ao todo, nove pessoas foram escolhidas para compor a Comissão Municipal de Emprego:

Governo: Edilson Valadares, Jurandir José e Ronaldo Araújo

Sindicatos: Francisca, Arlete e Afonso Soares

Empresas: Jean Kelson, Lindenbergh e Ewerton Almeida

Os trabalhos da nova comissão já começam a acontecer imediatamente. Cada membro pode indicar um suplente para substituí-lo em caso de ausência em reuniões.