Com presença de autoridades locais, Distrito Empresarial Antônio José de Araújo é apresentado em Canaã

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O tão sonhado Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás já é realidade. A Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACCIACA) promoveu na noite desta quarta-feira (31) um evento para a apresentação do novo empreendimento. Presentes no auditório da entidade, algumas autoridades municipais, entre elas, o prefeito Jeová Andrade e os vereadores, também comerciantes do município, Anderson Mendes e Wilson Leite. O objetivo do evento era reunir os empresários associados da instituição para uma apresentação do distrito.

A inauguração oficial do complexo só acontecerá na próxima sexta-feira (2), mas os empresários, possíveis investidores do distrito, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto antes da abertura programada pela Prefeitura Municipal. O Distrito Empresarial Antônio José de Araújo deverá abrigar pequenos, médios e grandes empreendimentos. Além disso, o local também será sede outro grande sonho do canaense, o polo universitário. A área destinada ao complexo empresarial foi doada pela Vale em dezembro do ano passado.

WhatsApp Image 2018-02-01 at 09.32.58

Todo o processo legal de organização burocrática do distrito é supervisionado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O titular da pastar, Jurandir José, esteve presente no evento, falou sobre o caminho trilhado para chegar até ali e a oportunidade que nasce com o complexo: “No começo achamos que era fácil desenvolver a cidade, trazer empresas, mas depois descobrimos que não era. As empresas precisavam de incentivo para vir ao município. Essa área caiu como um presente para Canaã. No estado, o nosso é o único com essa estrutura. Eu peço que todos acreditem na seriedade do nosso trabalho.”

WhatsApp Image 2018-02-01 at 09.32.56

O vereador, empresário e presidente da ACCIACA, Anderson Mendes, também fez o uso da palavra: “O distrito e o polo universitário são sonhos de todos nós que almejamos empregos e vagas em cursos superiores para nosso filhos. Para mim, é um sonho como empresário, vereador, presidente e cidadão de Canaã. Sei que não será fácil, mas esse já é o primeiro passo.”

Jeová Andrade também falou sobre o grande salto que o município dá com o Distrito Empresarial: “Esperamos que as empresas venham e abram as portas de emprego para a população. Temos uma ótima estrutura lá, com energia boa, internet de qualidade, água, esgoto… Acredito que essa é uma luta de todos nós. Esse é o começo, temos que acelerar e buscar alternativas.”

Ainda em sua fala, o prefeito destacou dois grandes projetos que podem impulsionar a economia local e atrair empresários de fora para investir no município: “Temos o Fundo Municipal de Desenvolvimento, que já possui mais de R$ 3 milhões em caixa, e deverá incentivar os empreendedores. Ele será disponibilizado com juros menores, mas terá, é claro, alguns critérios específicos. Além disso, a Transcarajás, que ligará Canaã ao Pontão, já tramita no senado e acredito que deve sair, pois não atenderá só Canaã, mas sim todo o Sul do Pará, que é desprovido de logística.”

Ao fim, uma rodada de perguntas foi aberta aos empresários canaenses. A inauguração acontecerá a partir das 14:00 de sexta-feira e deve reunir um grande número de investidores e autoridades políticas da região. Na ocasião, será feito um tour pelo local e toda a parte técnica do empreendimento será apresentada.

Fotos: Kleiber Souza