Por Fábio Relvas – da Redação
O Paysandu não tomou conhecimento do Bahia-BA e goleou o adversário, por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (15), no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A partida foi válida pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Os mais de 12 mil torcedores do Papão que foram ao “Colosso do Bengola”, como é conhecido o Mangueirão, vibraram muito com os gols de Misael, Fahel e Yago Pikachu. Com esta vantagem conquistada no primeiro jogo, o bicola pode até perder por dois gols de diferença que mesmo assim avança para as oitavas de final da competição. A partida de volta está marcada para o próximo dia (22) em Pituaçu.
A partida: Papão deslanchou no 2ª tempo
Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro da Série B, os jogadores do Paysandu entraram com uma responsabilidade maior para apagar a imagem negativa deixada para a Fiel Bicolor. O Papão quase saiu na frente depois que Adriano do Bahia cabeceou para trás, acertando a trave do goleiro Douglas Pires. Seria gol contra no Mangueirão. O Papão foi para cima embalado pela torcida nas arquibancadas. Fahel em jogada individual, errou na hora da finalização e perdeu uma boa oportunidade.
O João Paulo respondeu para o Tricolor, mas o chute saiu fraco em cima de Emerson. Mais uma vez o Bahia, Yuri tocou para João Paulo que disparou forte para a boa defesa do goleiro Emerson. Os visitantes sentiram o momento do jogo e foram para cima. Jaílton pegou uma sobra de bola, mas finalizou longe da meta bicolor. Quando o Paysandu foi, quase marcou. Depois do chute, o goleiro Douglas Pires soltou a bola nos pés de Aylon, que na sobra foi derrubado pelo arqueiro do Bahia, a arbitragem mandou seguir o lance, a torcida e os jogadores do Papão pediram pênalti.
O atacante Aylon começou dá trabalho para a defesa adversária. Em jogada individual, o atleta jogou bola para área, e ninguém apareceu para completar para o gol. O perigoso atacante Jacó carregou bem pelo meio e sofreu falta próxima da área da equipe paraense. Tiago Real cobrou bem a falta e acertou a trave de Emerson, quase o primeiro gol do jogo. O Bahia quase marcou, após escanteio cobrado por Tiago Real, Jaílton sozinho conseguiu cabecear para fora.
Aylon em mais uma jogada individual, tentou entrar na área, mas foi desarmado pelo zagueiro Jaílton. João Paulo saiu da marcação e foi derrubado na área, o jogador do Bahia pediu pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Novamente o Tricolor de Aço levou perigo quando Mário foi derrubado fora da área. Tiago Real cobrou mais uma vez uma falta venenosa, Emerson defendeu para escanteio.
João Paulo da equipe baiana carregou bem pelo meio, apesar de ter opção para o passe, arriscou de longe, mas mandou para fora. Foi o que de melhor aconteceu no 1º tempo. Na segunda etapa o Bahia começou melhor com Tiago Real que tentou se livrar da marcação e foi derrubado perto da grande área, nada foi marcado para o desespero do atleta. Agora foi a vez do Papão com Yago Pikachu, que tentou cavar um pênalti, mas também nada foi marcado.
O jogo começou a ficar feio com as duas equipes dando chutões para frente. Até que Jacó recebeu a bola, encarou a marcação, saiu driblando, mas na hora de acertar no gol chutou fraquinho facilitando a defesa de Emerson do Paysandu. Carlinhos deu belo lançamento para o atacante Misael que se livrou do marcador e chutou firme, o goleiro Douglas Pires ainda tocou na bola, mas ela entrou, 1 a 0 Papão, aos 24 minutos.
A torcida ainda comemorava quando Misael teve a chance de marcar o segundo dele e o segundo do Paysandu, mas o goleiro Douglas Pires fez um verdadeiro milagre no Mangueirão. No lance seguinte não teve jeito. Escanteio para o Papão e Fahel subiu sozinho de cabeça para marcar o segundo, aos 26 minutos, 2 a 0 bicola. O gol desmontou o esquema do Bahia que sentiu e acabou tomando o terceiro. O zagueiro Jaílton tocou com a mão dentro da área e arbitragem não teve dúvida ao marcar o pênalti. Yago Pikachu cobrou com categoria fazendo 3 a 0, aos 39 minutos, para o delírio da Fiel Bicolor nas arquibancadas.
O Bahia não desistiu e tentou marcar pelo menos um gol fora de casa. Tiago Real mandou um chutaço de longe, a bola passou assustando o goleiro Emerson. Em lançamento em profundidade, Emerson saiu do gol despachando de qualquer maneira.
FICHA TÉCNICA
-
Paysandu: Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Ricardo Capanema (Misael), Fahel, Carlos Alberto (Jhonnatan) e Carlinhos; Aylon e Souza (Pablo). Técnico: Dado Cavalcanti
-
Bahia: Douglas Pires; Adriano, Robson, Jaílton e Patric (João Leonardo); Yuri, Gustavo Blanco (Tchô), João Paulo (Souza) e Tiago Real; Mário e Jacó. Técnico: Sérgio Soares
Árbitro: Wallace Correa Maia (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ)
Cartões amarelos: Yago Pikachu, Fahel e Souza (Paysandu); Patric (Bahia)
Cartão vermelho: Gualberto (Paysandu)
Loca: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém
Renda: R$ 157.260,00 – Pagantes: 10.159 – Credenciados: 1.997 – Total: 12.156
1 comentário em “Com gols de Misael, Fahel e Yago Pikachu, Paysandu goleia o Bahia e larga na frente no jogo de ida pela Copa do Brasil.”
Jogo sofrível, muito feio… Excesso de passes errados, bolas disputadas pelo alto a exaustão… Foi um dolorido exemplo que o futebol do norte nordeste está muito abaixo do futebol praticado no sul-sudeste, com exceção ao Sport, único representante destas enormes regiões carentes de bons times, estrutura e bons patrocinios…