Com gol no último lance, Paysandu vence o Londrina no Mangueirão e se reabilita na Série C

O Papão chegou a fazer 2 a 0, cedeu o empate, mas venceu com o gol de Mateus Anderson
Atacante Nicolas marcou duas vezes de cabeça (Foto: Jorge Luiz)

Continua depois da publicidade

O Paysandu Sport Club se reabilitou no quadrangular do acesso do Campeonato Brasileiro da Série C. Atuando neste sábado (26), o Papão derrotou o Londrina (PR) por 3 a 2 no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, e assumiu, de momento, a liderança do Grupo D, com seis pontos conquistados. O jogo foi válido pela terceira rodada da segunda fase da competição nacional.

O Papão chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0, com dois gols do artilheiro Nicolas, ambos de cabeça, aos 43 minutos do primeiro tempo, e aos cinco minutos da etapa derradeira. O Tubarão foi para cima e empatou a partida com os tentos de Carlos Henrique, aos 22, e Celsinho, ex-Paysandu, de pênalti aos 33 minutos. Só que no último lance, o atacante Mateus Anderson saiu do banco para garantir a vitória, acertando um chute aos 49 minutos.

O Paysandu volta a campo diante do mesmo Londrina na segunda-feira (4), às 20h, no Estádio Municipal Jacy Scaff, o chamado Café, em Londrina. A partida será válida pela quarta rodada do quadrangular do acesso do Campeonato Brasileiro da Série C. 

O jogo: dramático até o último lance!

O Londrina começou melhor a partida. Douglas Santos tocou para Adenílson, o meia cruzou na área e Samuel Gomes chutou fraco para a defesa do goleiro Paulo Ricardo. Os jogadores da equipe paranaense pediram pênalti na jogada em cima de Matheus Bianqui, que teria sido puxado por Bruno Collaço no momento do cruzamento, mas a arbitragem mandou seguir. O Paysandu respondeu rapidamente, depois que a bola veio para Nicolas, o atacante fez pivô para o meia Juninho, que na hora da finalização foi prensado pela zaga adversária.

Outro lance questionado pelo Tubarão foi quando Jeferson lançou para Samuel Gomes e o atacante disputou a bola com Paulo Ricardo, sendo que o goleiro bicolor tocou a redonda com a mão fora da área – a arbitragem assinalou apenas escanteio. Os paranaenses estavam dando trabalho. Em outra tentativa, Douglas Santos, em boa posição, tentou disparar, mas foi travado pela defesa do Papão; na sobra, Júnior Pirambu acabou desarmado, com a zaga aliviando o perigo.

O time alviceleste tentava chegar com bola cruzada na área e, em uma delas, o goleiro Dalton salvou dando um tapa na redonda, mas a arbitragem havia marcado a saída pela linha de fundo. Em um contra-ataque do Londrina, Douglas Santos tocou bem para Samuel Gomes e o atacante mandou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Paulo Ricardo salvou os paraenses do primeiro gol no Mangueirão.

Só dava Tubarão. Samuel Gomes tocou pelo meio para o chute de Matheus Bianqui; a bola subiu, para a sorte bicolor. Em outra tentativa, Marcel cruzou na medida para a cabeçada de Samuel Gomes e a bola explodiu no travessão do goleiro Paulo Ricardo. Que sufoco o Paysandu estava levando. O Papão resolveu acordar para o jogo. O meia Juninho arriscou de fora da área e o goleiro Dalton espalmou, salvando o Londrina.

No lance seguinte, não teve jeito: Alex Maranhão ganhou a jogada para cima de Gedeílson e cruzou para a cabeçada do artilheiro Nicolas, que não perdoou e abriu o placar, aos 43 minutos, 1 a 0 Papão. Na reta final da primeira etapa, o Londrina tentou o empate. Rafael Rosa cruzou na área, Júnior Pirambu disputou a bola que sobrou para Matheus Bianqui; o meia chutou, a redonda desviou na zaga e foi para escanteio.

Na última chance do primeiro tempo, Marcel cruzou da direita e bola chegou até Adenílson, que chutou para a defesa do goleiro Paulo Ricardo. Na etapa derradeira, a zaga do Paysandu recuou na fogueira para o goleiro Paulo Ricardo, que teve que afastar o perigo de qualquer maneira. Em uma descida rápida do Londrina, Samuel Gomes recebeu passe e chutou forte – a bola passou com perigo assustando o goleiro bicolor.

Time do Paysandu (Foto: Jorge Luiz)

Depois do susto, o Papão cresceu no jogo. Vitor Feijão recebeu bom passe e ficou sozinho para marcar; o atacante bicolor deu um toque por cima do goleiro Dalton, que chegou a desviar e a bola acabou batendo na trave. Em uma cobrança de falta venenosa, o goleiro Dalton espalmou e mandou para escanteio. A pressão bicolor surtiu efeito e logo saiu o segundo gol: Marlon cobrou escanteio, o atacante Nicolas subiu de cabeça no meio de dois marcadores e correu para o abraço, aos cinco minutos, 2 a 0 Paysandu.

O Londrina tentou diminuir quando Adenílson cobrou falta e Marcel cabeceou para o gol, mas a bola passou ao lado da meta de Paulo Ricardo. Em mais um escanteio perigoso para o Papão, a bola ficou viva na área paranaense e o goleiro Dalton saiu para fazer a defesa. O Tubarão tentou marcar com Igor Paixão, que chutou e a bola passou com perigo contra a meta bicolor.

O jogo ficou aberto com chances para ambas as equipes. Tony cruzou da direita para Marlon, que pegou de primeira e errou a pontaria, mandando por cima da meta do Londrina. O Tubarão diminuiu, depois que Victor Daniel fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou para o chute certeiro de Carlos Henrique, aos 22 minutos, 2 a 1. Não demorou muito e o Londrina empatou. Celsinho, ex-Paysandu, foi derrubado por PH dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O próprio Celsinho cobrou e deixou tudo igual, aos 33 minutos, 2 a 2, e a chamada lei do ex apareceu pelo Mangueirão.

O time alviceleste teve a chance em uma cobrança de falta. Mateus Anderson cruzou para a cabeçada de Perema e a bola passou ao lado da meta de Dalton. O Londrina quase virou quando o atacante Carlos Henrique dominou uma bola fora da área, arriscando o chute, mas a redonda passou ao lado da meta de Paulo Ricardo. Victor Daniel fez boa jogada e cruzou para Igor Paixão, que desviou para fora. Outra chance perdida pelos visitantes.

Quem não faz leva. O Papão chegou à vitória com Mateus Anderson, que ganhou pelo meio da marcação e chutou sem defesa para o goleiro Dalton, aos 49 minutos. Placar final: Paysandu 3 x 2 Londrina. Um jogo dramático no Mangueirão.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU: Paulo Ricardo; Tony, Micael, Perema e Bruno Collaço; Wellington Reis, Alex Maranhão (PH) e Juninho (Luiz Felipe); Marlon (Elielton), Nicolas e Vitor Feijão (Mateus Anderson). Técnico: João Brigatti 

LONDRINA: Dalton; Gedeílson, Marcondes, Jeferson e Rafael Rosa (Alan Cardoso); Marcel (Victor Daniel), Douglas Santos, Matheus Bianqui e Adenílson (Celsinho); Júnior Pirambu (Carlos Henrique) e Samuel Gomes (Igor Paixão). Técnico: Alemão.

  • Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
  • Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
  • Assistente 2: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
  • Quarto árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (PA)
  • Cartões amarelos: Vitor Feijão, Juninho, PH e Bruno Collaço (Paysandu); Marcel e Mateus Bianqui (Londrina)
  • Gols: Nicolas, de cabeça, aos 43 minutos do 1° tempo, e Nicolas, de cabeça, aos cinco minutos do 2° tempo para o Paysandu; Carlos Henrique, aos 22 minutos; e Celsinho, de pênalti, aos 33 minutos do 2° tempo para o Londrina; Mateus Anderson, aos 49 minutos do 2° tempo para o Paysandu
  • Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém 

Por Fábio Relvas