Com foco em responsabilidade social, Anuário Mineral 2015 será lançado nesta quinta-feira (12)

Continua depois da publicidade

Com foco na responsabilidade social, o 4º Anuário Mineral do Pará 2015 traz como tema “Mineração com responsabilidade social. A vida é nossa maior riqueza”. A publicação será lançada pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) nesta quinta, no Espaço São José Liberto, a partir de 19h30.

Capa FINAL2 anuário

“O setor mineral faz muita coisa no que diz respeito à responsabilidade social e nós queremos mostrar isso para a sociedade. Costumamos dizer que temos muita coisa boa para mostrar, mas queremos avançar com a sociedade. Por isso é que lançamos o Anuário Mineral, uma publicação inédita no setor. Este ano, o grande diferencial do Anuário é a responsabilidade social. A publicação não trás um capítulo apenas sobre o tema, mas todos os temas abordados estão linkados às ações sociais desenvolvidas pela mineração paraense. É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor. Com o Anuário, queremos dizer para essa geração que está aí que conheça mais sobre mineração porque o setor tem muitas oportunidades”, ressalta José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral.

Simineral José Fernando Baixa Resolução-7De acordo com o presidente, o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa e com uma linguagem didática e acessível. O Anuário apresenta ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região, participação das mulheres na mineração, além de entrevistas com profissionais renomados e representantes do setor público e privado.

A publicação traz também informações sobre os municípios mineradores paraenses, sobre os destinos e valores das exportações paraenses, a aplicação do minério no dia a dia, as características de cada tipo de minério e números relacionados à mão de obra e impostos do setor. O Anuário terá tiragem de cinco exemplares.

Desbravadores da mineração

Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário conta com um capítulo especial sobre os pioneiros na mineração paraense, retratando a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará. Nesta edição os homenageados são Breno dos Santos, que participou da descoberta das jazidas de ferro de Carajás; e Júlio Sanna, ex-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN). Inclusive, a mineradora também é homenageada este ano com um capítulo sobre os seus 35 anos de atuação no Estado.

Edição Bilíngue

A publicação vem novamente este ano com tradução para o inglês. “O anuário é referência sobre mineração. Prova disso, foi a repercussão nacional e internacional das versões anteriores. Além disso, nossas empresas associadas atuam em outros países, o que contribui para fazermos uma edição bilíngue”, afirma José  Fernando.

A exemplo do ano passado, o Anuário terá uma versão exclusiva para o público infantil, com a distribuição de 15 mil exemplares. A publicação principal terá versão digital, sendo que o Simineral fará a distribuição de 15 mil CDs às escolas públicas e instituições de ensino superior. O sindicato também fará os lançamentos presenciais do Anuário no interior do Pará, contemplando 14 municípios.

Premiações

Durante a cerimônia de lançamento, o sindicato entregará as premiações  Comenda de Mérito “Minerador Honorário”  e  Título Honorífico “Minerador Destaque” às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo do ano de 2014. Este ano os homenageados são o presidente da OAB/ PA, Jarbas Vasconcelos, com o Mérito Minerador, e Franklin Feder, ex-presidente da Alcoa América Latina e Caribe, como Minerador Destaque.

Comemoração

Além disso, para comemorar o Dia da Mineração, celebrado no dia 14 de março, José Fernando participará da Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), amanhã, 12, às 10h. Projeto de Lei da ALEPA instituiu o ‘Dia Estadual da Mineração’, no Estado do Pará, em 2012. A celebração anual foi fixada no dia 14 de março, 45 anos depois do início da pesquisa mineral na região de Carajás. O minério paraense é um dos itens mais exportados do Estado, com grande representatividade na balança comercial.