Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 31/05/2014

Continua depois da publicidade

Mudanças pairam no ar
Em Parauapebas o prefeito Valmir Queiroz Mariano está preparando um 2º ciclo na máquina administrativa do município. Os focos serão: redução de custos e despesas operacionais, reforma administrativa, racionalização de recursos e fusões de algumas pastas do primeiro escalão. Segundo a fonte, “Walmir busca preparar o município para os grandes desafios de seu governo, focado em desenvolvimento com responsabilidade e valorização do servidor público”.

Xinguara
Há 45 dias os educadores municipais de Xinguara estão em greve. A categoria reivindica melhorias na educação pública municipal e reajuste salarial de 9%. Nas poucas tentativas em que governo e Sintepp sentaram para negociar não houve acordo. No dia 22 de maio, educadores fecharam a BR-155 por quase 10 horas, mas nem assim o governo municipal agendou reunião com a categoria para negociar. A partir de segunda-feira (02) um grupo de professores promete dar início em  uma greve de fome em frente ao Ministério Público de Xinguara, em uma hercúlea tentativa de serem ouvidos.

Duplicação
Finalmente a duplicação da Rodovia Faruk Salmen, obra muito reivindicada pela população, teve início  na última quinta-feira, 29. A obra, que é fruto de uma parceria entre Vale e Prefeitura de Parauapebas, será executada pela JM Terraplanagem e Construções. Ao evento que deu início à duplicação estiveram presentes o prefeito Valmir Mariano, o diretor do Departamento de Ferrosos Norte da Vale em Carajás, Paulo Horta, secretários municipais, vereadores e a população em geral.

CDC
Sob nova direção, agora a cargo do eclético MC Lobato, o CDC – Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas – teve reestabelecida suas atividades na quinta-feira, 29, com apresentação do grupo Arraial do Pavulagem, de Belém, da dupla Sonora Flor e com a inauguração da Loja Mulheres de Barro. Ontem (30) houve a consagrada “Palinha Cultural”, quando a população usou os microfones para soltar a voz. Hoje (31), teremos um tributo ao cantor Raul Seixas, sob o tema “Canta Raul”, que reunirá artistas locais que entoarão os sucessos do inesquecível Raul Seixas. A programação segue com um Festival de Stand Up com a comediante Zuleika e vários outros artistas da terra.

Índios
Cerca de 600 kits escolares foram entregues aos alunos das escolas indígenas Bep-Tum Xikrin, Aldeia Ôôdjã; Bep – Karoti Xikrin, Aldeia Cateté; e Moikô Xikrin, Aldeia DjuDjekô, na Zona Rural de Parauapebas durante essa semana. A entrega dos kits se deu sob grande festa na aldeia com danças e comidas típicas dos indígenas.

MASPP
Ainda sob regime de comemoração dos 26 anos de Parauapebas, na sexta-feira (30), aconteceu a solenidade de abertura da 10ª Mostra de Artes dos Servidores Públicos de Parauapebas (Maspp). O município conta hoje com cerca de 9.000 servidores.

Chuvas atrapalharam
Apenas 38% do orçamento previsto pela Lei Orçamentária Anual para 2014 foi aplicado até o momento pela prefeitura de Parauapebas. Para o gestor da secretaria de Planejamento, Wander Nepomuceno, “o número reflete a realidade climática da região no primeiro semestre, quando chove muito impossibilitando a execução de vários projetos. Inúmeras grandes obras foram iniciadas nos últimos dias, fato que culminará com a aplicação total da LOA 2014, que é de R$1,325 bilhão”, afirmou Nepomuceno.

Saiu
Marcelo Catalão deixou ontem a presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas – Siproduz. O fato se deu em virtude da obrigação de se descompatibilizar para disputar a eleição para deputado federal em outubro pelo DEM. Assume seu lugar o pecuarista João Luciano Sartório, que era o primeiro vice-presidente da entidade. Para Sartório, o grande desafio será a realização da 10ª FAP com a mesma magnitude das realizadas por seu antecessor.

Semel
Com a implantação dos projetos esportivos no núcleo da Praça da Juventude, a secretaria de Esporte e Lazer de Parauapebas contabiliza 3.124 alunos inseridos nas 15 modalidades esportivas que são ofertadas pela secretaria. Em tempo: a Praça da Juventude contabiliza 751 alunos nas modalidades aeróbicas, Handebol, futsal e futebol society.

Deixe seu comentário

Posts relacionados