Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 29/05/2014

Continua depois da publicidade

Seccional de Canaã dos Carajás
O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – em Parauapebas, autorizou e foi criada essa semana a Subseção da Ordem na Comarca de Canaã dos Carajás. A primeira diretoria terá Josemira Gadelha como presidente,  João Neto como vice-presidente, Salvador Rodrigues como secretário-geral), Ana Maria Moreira como secretária-adjunta e Andreia Paiva como tesoureira.

17×21
Na última terça-feira (27) o TSE – Tribunal Superior Eleitoral – decidiu, por unanimidade, manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais nas eleições 2014. Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraíba vão perder representatividade na Câmara Federal, enquanto Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará ganharão novos deputados. No caso do Pará, serão quatro novos representantes, passando dos atuais dezessete para vinte e um deputados.

STF
A mesa da Câmara Federal já recorreu da decisão acima e caberá ao STF decidir quem tem razão. Se confirmada a decisão do TSE, haverá impacto também no número de deputados nas Assembleias Legislativas Estaduais, já que o cálculo é feito com base no tamanho das bancadas na Câmara Federal. No Pará, a ALEPA passará a ter 45 deputados, quatro a mais que os atuais 41. Sob a alegação de conflito de interesses, essa decisão pode não valer para as próximas eleições.

É o cara!
Valmir Mariano, prefeito de Parauapebas, fará reunião com seu secretariado na sexta-feira (30) quando anunciará que seu mandato apoiará o ex-gestor do Saaep, Gesmar Rosa, na disputa por uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições. O prefeito cobrará de todos os seus colaboradores apoio incondicional à Gesmar, que é o atual vice-presidente do PSD no município.

Quando será?
Vale deve anunciar hoje ao reitor Walter Soares Fernandes o prazo final para entregar o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) em Parauapebas. Fruto de acordo judicial no processo que buscava o ressarcimento das horas “in itinere” aos trabalhadores de Carajás, o prazo para a mineradora entregar o campus expirou em março de 2012.

Quando será? II
No mesmo acordo sobre as horas “in itinere”, a Vale ficou de entregar aos trabalhadores um teatro. Essa obra continua somente no papel. Aliás, nem no papel, já que, questionada inúmeras vezes sobre quando se dará o início da obra, a assessoria da Vale responde apenas que o projeto inicial sofreu alterações e que em breve seria apresentado o novo projeto.

Alteração de horário
Os nobres edis de Parauapebas estão fazendo turismo em Santarém, ou melhor, foram à Santarém participar do Encontro Nacional de Parlamentares Municipais na Amazônia”, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).  Devido a viagem, a sessão da última terça-feira (27) que normalmente acontece às 16 horas foi abruptamente antecipada para às 9 horas. O detalhe é que parte da imprensa local só foi avisada da mudança, por e-mail, às 10 horas. Um desrespeito total aos órgãos de comunicação do município.

Pai da criança
No último fim de semana João Salame esteve na Vila São Raimundo, na Zona Rural de Marabá denominada de “Contestado” por ser atendida quase que exclusivamente pela prefeitura de Parauapebas. Salame foi entregar a recuperação da vias de acesso àquela vila. O detalhe é que o prefeito marabaense elogiou muito o convênio firmado entre as prefeituras de Marabá e Parauapebas, mas esqueceu-se de dizer que, para a execução, Marabá só entrou com parte dos 40 mil litros de diesel gastos pelas máquinas da prefeitura de Parauapebas.

1 comentário em “Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 29/05/2014

  1. Senna Responder

    Eleições/2014 – já vi esse filme. Não havendo racionalidade da cúpula partidária – diga-se, articulação – Parauapebas ficará mais uma vez refém de outras “lideranças”… É neste caso que quem divide, perde.
    Ainda há tempo de deixar a ganância de lado e usar a massa cinzenta.

Deixe seu comentário

Posts relacionados