Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 22/06/2013

Continua depois da publicidade

Trânsito
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT) apresenta nessa terça-feira (25) o balanço das atividades nos primeiros seis meses de gestão. Na oportunidade, o diretor do departamento, Rafael Cristo, ao lado do prefeito Valmir Mariano apresentarão o novo sistema de multas eletrônicas que serão emitidas pelo DMTT.

Saneamento básico
O município de Rio Maria está buscando junto à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) recursos na ordem de R$17 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de Água para 100% da sede do município. O projeto é de autoria da secretaria de governo de Rio Maria e foi apresentado em Belém na sede da Superintendência Estadual da FUNASA nos dias 18 e 19 de junho.

Saneamento básico II
Segundo o secretário Heráclito Jesuíno, em abril de 2013 foi feita uma consulta por parte da prefeitura de Rio Maria solicitando o recurso. Depois disso a FUNASA selecionou o município para apresentar o projeto. O passo seguinte será a liberação pelo Governo Federal. “Dos 144 municípios do Pará, somente 32 foram selecionados pela FUNASA e só 8 foram convocados a apresentar projeto técnico, entre eles, Rio Maria, Bannach, Floresta do Araguaia, Pau D´Arco, Canaã dos Carajás e Sapucaia.

Protestos
Como vem acontecendo em todo o Brasil, no último dia 20 os município paraenses de Belém, Tucuruí, Parauapebas e Marabá foram palcos de protestos pacíficos por parte da população. Em Belém, a gari Cleonice Vieira, 54 anos, trabalhava varrendo as ruas da feira do Ver-o-Peso durante o protesto e faleceu após duas paradas cardíacas.

Prêmio Reconhecer
No período de 19 a 27 de junho, a Vale e a Fundação Vale estão promovendo oficinas de divulgação do edital e esclarecimentos de dúvidas sobre o preenchimento do formulário de inscrição do Prêmio Reconhecer 2013, que abrirá inscrições no dia 1º de agosto.  O Prêmio Reconhecer premiará as melhores iniciativas que contribuem para a qualidade de vida das comunidades e a inclusão social no estado do Pará.

Sudeste do Pará
Depois de passar por Belém e Marabá, o próximo município a receber as oficinas será Parauapebas, em encontro marcado para a próxima terça-feira (25/6), no auditório da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIP). Depois de Parauapebas, as oficinas seguem para Canaã dos Carajás (26/6) e Ourilândia do Norte (27/6).

Água Azul do Norte
O médico José Lourenço (PSB), eleito prefeito de Água Azul do Norte com 4.163 votos, renunciou ao processo de nº 22.955, impetrado no TSE pedindo o deferimento do registro de sua candidatura a prefeito. Com a desistência de José Lourenço, o Tribunal Regional Eleitoral, TRE, tem agora, o prazo de 20 a 40 dias divulgar a resolução sobre a realização de eleição suplementar no município.

Parauapebas digital
O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano inaugurou essa semana a primeira etapa do serviço de monitoramento por câmeras e internet nas praças Mahatma Gandhi e do Cidadão. Segundo o prefeito, esse é apenas o início do projeto denominado “Cidade Digital”, que tornará Parauapebas o primeiro município do norte do país a oferecer internet banda larga de graça em toda a sede do município. O projeto prevê a instalação de 90 câmeras em locais estratégicos da cidade.

Canaã dos Carajás
Na última quinta-feira um ato com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Luzia Nadja Nascimento marcou o lançamento da pedra fundamental do novo Fórum da Comarca de Canaã dos Carajás. A desembargadora foi recepcionada pelo juiz titular da comarca, Lauro Fontes. O projeto é para uma sede da justiça com as mesmas proporções das que tem em Parauapebas.

Semana que vem tem mais!

2 comentários em “Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 22/06/2013

  1. CANAENSE Responder

    Os juízes de Canaã, deveriam se julgar suspeitos em processos envolvendo a VALE S/A. É inconcebível essa mineradora financiar a construção de um fórum, sendo que o poder judiciário tem orçamento próprio. A meu ver, no caso concreto, o princípio da isonomia foi ferido. Com a palavra o CNJ.

Deixe seu comentário

Posts relacionados