Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 17/05/2014

Continua depois da publicidade

Emplacamentos
Segundo dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv PA/AP), foram emplacados, no mês de abril passado, 12.165 veículos no Pará, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Emplacamentos II
No segmento Autos, Marabá emplacou 194 carros (6,5%), Parauapebas 176 carros (5,9%) e Canaã dos Carajás 45 carros (1,5%). Já na categoria Comercial Leves, Marabá emplacou 94 veículos (8%) e Parauapebas 75 (6,4%). No seguimento Caminhões, Parauapebas emplacou 15 novas unidades (7,2%) e Marabá 8 (3,8%).  No seguimento Ônibus. Parauapebas emplacou 18 unidades (15,8%), já Marabá e Canaã dos Carajás, duas unidades cada, ou (1,8%). Na categoria Motos, Parauapebas emplacou 470 unidades (6,3%) e Marabá  417 unidades, o que equivale a 5,6% do total.

Cortada
Por falta de pagamento das faturas, a Celpa interrompeu o fornecimento de energia elétrica do estádio Rosenão, em Parauapebas. Marcel Nogueira, secretário de Esporte e Lazer de Parauapebas, diz que o convênio da Semel com a Liga Esportiva de Parauapebas ainda não foi assinado em virtude do presidente Romero Felizardo não ter aceitado a continuidade do valor  R$700 mil/ano que a prefeitura repassou em 2013. Depois do corte, Romero resolveu aceitar o valor e o convênio deve ser assinado na semana que vem.

Aniversário
Amanhã, 18, o Unique Shopping Parauapebas completará três anos de fundação. Nesse período, segundo a direção, já visitaram o empreendimento nada menos que 10 milhões de pessoas. Mostrando que Parauapebas ainda é carente de ambientes destinados ao lazer, a praça de alimentação e o cinema foram os pontos mais visitados nesse período.

PT
O PT do Pará realizará no próximo sábado (24) seu Encontro Estadual. Na pauta, entre outros, a homologação das candidaturas para a próxima eleição, em outubro.

Jogos Escolares
Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Educação do Campo, realizará a 9ª edição dos Jogos Escolares da Educação do Campo (Jeec 2014), com o tema “Educação do campo e Brasil juntos num só ritmo: Vibrar, torcer e aprender”. A competição terá início neste sábado, a partir das 8 horas da manhã, na Escola Municipal Antônio Vilhena, localizada  no Cedere I, zona rural do município.

Jogos Escolares II
Doze escolas da zona rural do município irão participar desta edição dos Jeec: 18 de Outubro, Santa Tereza, União do Povo, Jorge Amado, Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, Alegria do Saber, Antônio Vilhena, Crescendo na Prática e as indígenas Bep Karoti Xikrin, Mikô Xikrin e Bep Tum Xikrin. Os alunos envolvidos nas competições são do 1º ano do 3º ciclo, 2º ano do 4º ciclo e EJA. Eles disputarão diferentes modalidades esportivas, como futsal, voleibol, atletismo, xadrez e handebol.

Tecnologia
Projeto a ser implantado em breve em Parauapebas promete revolucionar a produção de ferro gusa ao longo do polo siderúrgico de Marabá e Açailândia. A tecnologia, desenvolvida em São José dos Campos – SP,  consiste no aproveitamento do material das barragens do Complexo Serra Norte através de um reator que faz a redução do minério de ferro fino e granulado. Para tanto, será  utilizando combustíveis renováveis e de baixo consumo energético. O produto final, não poluente, será utilizado na produção se briquetes que substituirá o carvão no alto forno.

Saneamento
Aconteceu ontem, 16, em Parauapebas, reunião entre professores da UFPA, coordenadoria de elaboração do Plano diretor do município, técnicos do SAAEP e da Seplan. A discussão foi sobre o plano de saneamento a ser desenvolvido nos próximos anos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados