Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 07/12/2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

JS x Educação
Na segunda (9), às 19h, no Cine Marrocos, em Marabá, o setor da educação que apoia o prefeito João Salame deve se reunir para debater e fazer um balanço da atual situação da educação no município e estudar as perspectivas da área para 2014.

JS x Educação II
A reunião acontece no momento em que discute-se alterações no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. O prefeito anterior, de forma supostamente irresponsável, fez aprovar uma lei que garante adicionais aos salários de professores com mestrado e doutorado. Mas, os percentuais (100% e 150%, respectivamente) estão sendo apontados como causadores do déficit orçamentário na Secretaria de Educação.

JS x Educação III
Segundo o prefeito, os recursos próprios do Fundo da Educação são insuficientes para cobrir os gastos com pessoal e o mesmo já teria destinado mais de R$ 11 milhões do Orçamento Geral do Município para socorrer a SEMED. O MP Eleitoral já manifestou-se de forma contrária à lei municipal aprovada na gestão anterior e a considera inconstitucional. João Salame está propondo uma redução nas gratificações, que ficariam entre 30% e 60%. O debate deve render…

Palestra
A Câmara Municipal de Parauapebas promove neste sábado (07) palestra para os funcionários públicos de Parauapebas com o tema “Direitos dos Trabalhadores Públicos. Será às 14h no plenário da CMP

Jacundá
Em solenidade muito concorrida ocorrida na última quinta-feira em Jacundá, os eleitores da 69ª Zona Eleitoral, com sede em Jacundá, mas que também atende os eleitores de Goianésia, receberam um prédio novinho em folha para o funcionamento na Zona Eleitoral. A obra foi concebida através da parceria da prefeitura municipal de Jacundá e do TRE-PA.

13º Salário
A prefeitura de Parauapebas vai pagar o 13º Salário do funcionalismo público municipal a partir da terça-feira (10). Algo em torno de R$9,6 milhões serão inseridos no comércio local. Esse valor, segundo o TCM, já é o limite aceitável para a Fopag.

13º Salário II
Wady Sobrinho, secretário de administração de Parauapebas, transmitiu ao prefeito a informação do TCM e este reuniu todo o secretariado e cobrou deles uma redução em percentuais que chegam a 25% nas despesas. Quem não conseguir se adequar, disse o prefeito, vai receber um tapinha nas costas e o bilhete azul.  

Avaliação Positiva
Em Parauapebas, o inoxidável Chico Brito, comunicou à coluna que sua secretaria (Secult) recebeu ótima avaliação do TCM. Segundo Chico, as prestações de contas dos vários eventos produzidos por sua pasta em 2013 foram rigorosamente verificados pelo Tribunal e nada de errado foi encontrado. Parabéns!

Suplentes
Líbio Moura, juiz eleitoral da 075ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás diplomou ontem todos os suplentes de vereadores da eleição de 2012.

Nas ondas do rádio
Jair Martins, dono das rádios Terra em Conceição do Araguaia e Xinguara, promete para 10 de janeiro de 2014 a inauguração da Terra FM em Parauapebas. Segundo ele, a rádio já está funcionando em caráter experimental desde o início do mês em 103,5 MHz.