Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 06/03/2014

Continua depois da publicidade

Congresso
O município de Tucumã sediará no próximo sábado (08), o 1º Congresso da Agricultura Familiar. O evento, que será realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã e de associações de pequenos produtores rurais, tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, através da Prefeitura Municipal de Tucumã, Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã.

Alerta
Ao longo de 2013, os investimentos da Vale no Pará alcançaram  mais de US$ 6,2 bilhões. Todavia, o sinal de alerta foi ligado pela mineradora, já que o preço do minério de ferro recuou mais de 6% desde meados de fevereiro. A queda ocorre em um momento em que Pequim promete cortar o excesso de capacidade industrial para combater a poluição, o que pode reduzir a capacidade de produção de aço, colocando pressão no mercado.

Neófitos
Parauapebas deverá ter vários políticos neófitos disputando a eleição em outubro próximo, gente que nunca concorreu a nenhum cargo, apesar dos ensaios em eleições anteriores. Entre eles estão o empresário Zé Rinaldo (PSDB), o médico Zé Roberto (PSC), o empresário Hamilton Ribeiro (PR) e o pecuarista Marcelo Catalão (DEM).

Outros nem tanto
Além dos acima citados, outros já estão acostumados a disputar eleições. Entre eles o deputado Milton Zimmer (PT); o médico Faisal Salmen (PPS); o advogado Jakson Silva (PPS); o ex-prefeito Darci Lermen (PT); o funcionário público Chico Brito (PSD); o médico Dr. Francisco (PSDC) e o corretor de imóveis Josemir (PPS), além dos vereadores Charles Borges (SDD) e Luzinete (PV) e dos ex-vereadores Adelson (PSC) e Massud (PTB).

Eleitores
Segundo o TSE, Parauapebas tem hoje 128.401 eleitores. De outubro de 2012, última eleição, o eleitorado de Parauapebas contava com 111.542 eleitores. Segundo os cientistas políticos de plantão, Parauapebas tem potencial para eleger pelo menos dois deputados federais e dois estaduais, dependendo do partido e dos nomes.

Plano Diretor
A revisão do Plano Diretor de Parauapebas está em fase de conclusão e será apresentado em breve à Câmara  de Vereadores para aprovação. O novo PD contém ações a serem implantadas em Parauapebas e se desmembrou em Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Resíduos Sólidos e Plano de Macro Drenagem. A revisão está sendo elaborada pela equipe da Secretaria de Planejamento, sob a supervisão do secretário Wander Nepomuceno e recebeu a com colaboração do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, da UFPA.

Troca Troca
O SDD já apresentou ao prefeito Valmir Mariano os nomes dos candidatos a assumirem as secretarias de Cultura e Urbanismo. Na cultura o escolhido para substituir o inoxidável Chico Brito foi o empresário Fernando Veras (Master Tintas). Na Semurb, Judson Gomes, ex-secretário de Ação Social do governo Darci Lermen, substituirá Raimundo Augusto.

Só pagando
A Secretaria Nacional de Organização do PT divulgou nota informando que os filiados e filiadas do partido inadimplentes ocupantes de cargos eletivos e de confiança, que não regularizarem sua inclusão no SACE e o pagamento das contribuições devidas e obrigatórias, não poderão concorrer como candidatos no poder executivo e legislativo nas próximas eleições pela legenda do PT.

Ainda sobre o PT
O Diretório Municipal do PT em Parauapebas liberou sua bancada na Câmara de Vereadores para assinar ou não o pedido de CPI que quer investigar a compra de contraceptivos pela Semsa. Reunião ocorrida no último fim de semana que contou com a presença do presidente estadual do partido, Milton Zimmer, deixou a critério dos vereadores a adesão à CPI. A grande maioria do Diretório, formada por políticos experientes, é contra a adesão, inclusive o presidente estadual.

Inauguração
Dando continuidade ao compromisso firmado entre o prefeito Valmir Mariano e o secretário de obras Raimundo Queiroga, de inaugurar uma obra por semana em Parauapebas, amanhã (07) será inaugurada as novas instalações da Escola Eurides Santana, no bairro Rio Verde. Na segunda-feira (09) está prevista a inauguração das novas instalações do Campus da UFRA em Parauapebas, localizada na PA-275.

7 comentários em “Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 06/03/2014

  1. Valter Silveira Responder

    Tá certo em expor seu ponto de vista Sr. TIROLESA, porém todo cidadão com mais de 18 anos, filiado a um partido e com todas as certidões negativas exigidas, tem direito a candidatura a cargo eleitoral. Aos simpatizantes do Hamilton cabem torcer pra obter um monte de votos. A voce e outros com pensamento semelhante, devem mesmo é deixar pra ver o efeito das urnas, torcendo para um tremendo fiasco.
    Eu sempre digo que a maior distribuição de renda no Brasil é campanha eleitoral, onde o candidato rico ou seu financiador mete a mão no bolso pra valer. Esta deste ano tá em bom padrão, salvo alguns lascados.
    Se repetir este mesmo quadro de candidatos em 2016(Marcelo,Hamilton,Zé Roberto e alguns vices endinheirados), aí sim vai distribuir renda adoidado.Sem falar no candidato da PMP.

  2. Tirolesa Responder

    Esse lenga-lenga e de toda eleição. Mais tem coisa que não tem o menor sentido, a principal é a da candidatura do Hamilton, o cara, onde que esse moço tem votos? Em Parauapebas é que não é, nem os funcionários dele não votam no mesmo. Que presta serviço pra esse moço tem que se humilhar depois pra receber, já passei por isso e sei de outros tantos!! Sem falar que é um truculento de primeira linha. Outro dia atras puxou arma em praça publica pra um cidadão de bem, se não fosse a turma do deixa pra lá tinha executado o rapaz ali mesmo… no ginásio….saiu em tudo que é jornal. E a qualidade das obras em seus loteamentos….as piores possíveis! E se o coitado atrasa 3 meses ja ta no pau pra ser tomado o lote, e por ai vai….sem futuro!!!

  3. Pers Picácio Responder

    Alex do Novo Óleo é bom ser lembrado. Os que devem ser esquecidos são aqueles que de verdade não são mais domiciliados aquí, e sim somente em periodo eleitoral, e ainda não demonstram nenhum tipo de competência pra nada, principalmente em fincar algum patrimõnio neste chão. Um vem com vassouras, outro com fortes apertos de mãos e tapas nas costas. Lembrando também da turista que vem com abanos dando tiaozinhos, como se já estivesse despedindo mesmo antes mesmo de chegar(embora com muuuiiito patrimônio aqui).Que venha outubro !!!

  4. Anônimo Responder

    Meu caro! Zé Dudu hoje um do melhores nome a deputado estadual que Parauapebas tem, é Zezinho do PSOL. Você tem alguma coisa contra ele? Por que não fala do nome dele em suas matérias.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Não tenho nada contra o Zezinho do Psol assim como não tenho nada contra nenhum outro pretenso candidato. Um que realmente me esqueci foi o Alex do Novo Óleo (PSD).

  5. Pers Picácio Responder

    128.401 Eleitores em Parauapebas hoje. Até o dia das eleições esse número vai crescer muito ainda.
    Há poucos dias fiz aqui um comentário que as candidaturas de Hamiltom e Marcelo Catalão são boas e viáveis, pois um não exclue o outro, pelo contrário.
    A turma dos boatos a respeito de Marcelo parece que entendeu isso e baixou a bola.Insistir é burrice e falta total de dicernimento político.Que venha Outubro!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados