Coluna do Zé Dudu de 15/6 no jornal Correio do Tocantins

Continua depois da publicidade

Universidade
Depois de perder o campis da Unifesspa, Parauapebas se prepara para buscar graduação educacional para seus jovens por conta própria. Para tanto uma comissão formada pelos vereadores Josineto, Bruno Soares e Arenes irá visitar o Centro Universitário UnirG. Uma instituição Pública Municipal de Ensino Superior em Gurupi-To mantido e representado pela Fundação UnirG.

Universidade II
Enquanto isso o prefeito Valmir Mariano afirma que vem mantendo diversos contatos com as direções da UFPA, UEPA, e MEC para que o município possa ser comtemplado com mais cursos universitários. Ainda sobre formação profissional, o prefeito informou que fechou parceria para que o SENAI se instale em Parauapebas já no segundo semestre. Para isso já efetuou a doação de uma área em Parauapebas.

Hospital
Segundo o secretário de obras de Parauapebas, Dário Veloso, o novo hospital municipal está recebendo as últimas obras, e deverá ser entregue à Semsa no dia 18 de outubro próximo, Dia do Médico. 

Pedral do Lourenço
Em audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado, na terça-feira (12/06) o presidente do Ibama, Volney Junior, garantiu que o órgão federal defende e vai validar a competência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará para o licenciamento ambiental do derrocamento do Pedral do Lourenço, fundamental para a viabilização da Hidrovia do Tocantins.

TOP
A marabaense Sinobras está entre as 100 maiores e melhores empresas do ranking anual feito pela Revista Exame.

Educação
O vereador Majo da Mactra garantiu a esta coluna que, por indicação dele, a nova secretária de educação de Parauapebas será a professora Juliana, filiada ao PSDB. No Morro dos Ventos o que se fala é que não tem nada garantido. Apesar do nome de Juliana ser bem visto pelo prefeito, há quem diga que encontrar um substituto para ela, que hoje é assessora direta do prefeito no gabinete, é tarefa mais difícil que substituir Francisca Ciza na Semed. Por enquanto continua o interino Shirlean.

Haddad
O professor Paulo Haddad foi convidado pelo prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, para ser um tipo de consultor do município em assuntos estratégicos. Haddad foi secretário de Fazenda e Planejamento em Minas Gerais, ministro da Fazenda e do Planejamento, além de uma intensa vida acadêmica aqui e no exterior.

Meio Ambiente
Com o tema “Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) comemorou com muita eficiência e brilhantismo a 18ª Semana do Meio Ambiente de Parauapebas. O evento, organizado pelo IPEAP, atraiu milhares de pessoas à Praça de Eventos para o show de encerramento com Lucinha Bastos e Nilson Chaves.

Parauapebas 500 mil
O prefeito de Parauapebas e o secretário de planejamento Celio Costa apresentaram o Plano de Gestão e o Programa de Desenvolvimento Estrutural na última quinta-feira, em evento que contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada. O Programa tem como desafio zerar os déficits de infraestrutura acumulados ao longo dos 25 anos de fundação da cidade, bem como antever Parauapebas numa perspectiva de 500 mil habitantes.

Troca
Durante o evento “500 mil habitantes” o prefeito Valmir Mariano disse que durante toda a sua vida empresarial foi um formador de equipe. Questionado sobre as recorrentes divergências entre alguns secretários o prefeito afirmou que ninguém é insubstituível e que se houver necessidade trocas serão feitas. Sobre os primeiros cinco meses de seu governo Valmir disse que será lembrado como um estadista, citando a célebre frase de Winston Churchill: “o político trabalha pensando na próxima eleição, já o estadista na próxima geração”

Visite www.zedudu.com.br

Sábado que vem tem mais.

11 comentários em “Coluna do Zé Dudu de 15/6 no jornal Correio do Tocantins

  1. Thiago Adv. Responder

    A educação e coisa seria seu Valmir não deixe isto acontecer,
    Um vereador que entra em uma escola e ameaça professores
    Afirmando que quem não for ao lado dele e rua ….
    Isto é um absurdo !!!!
    Temos que ir pra rua pedir impropabilidade de seu mandado
    Pois o mesmo por lei e dois poderes distintos e não e sua função e sim do executivo .

  2. Thiago Adv. Responder

    Movimento Fora Major
    Nunca bá história política de Parauapebas
    Se viu um Vereador analfabeto mandando na
    Educação…. Com favores nada técnicos, contratos de
    Eleitores com certificado de conclusão falso ate mesmo de
    Seus parentes..

  3. CIDADÃO! Responder

    O professor Paulo Haddad será uma opção para PARAUAPEBAS fora do eixo separatista do professor Celio Costa.

    Ele foi convidado pelo prefeito de Parauapebas que tem como principio ouvir mais de uma opinião para sua tomada de decisão, PARABENS ! Valmir Mariano, Existem outros consultores a caminho do município em assuntos estratégicos.

    Haddad foi secretário de Fazenda e Planejamento em Minas Gerais, ministro da Fazenda e do Planejamento ,Consultor da VALE S A além de uma intensa vida acadêmica aqui e no exterior.

  4. VEREADOR NÃO ME REPRESENTA. FORA MAJOR! Responder

    NINGUÉM FALA DO TRECHO DE FERROVIA QUE A VALE VAI CONSTRUIR DENTRO DA CIDADE. DEVEMOS LEMBRAR QUE NÃO EXISTEM MUITAS DIREÇÕES PARA QUE A CIDADE CRESÇA E QUE A FERROVIA VAI PIORAR O TRÂNSITO QUE JÁ ESTÁ CAÓTICO. TUDO ISSO SEM FALAR NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE MORAM PRÓXIMO À LINHA. IMAGINEM O TREM PASSANDO E APITANDO ÀS 2 DA MANHÃ TODOS OS DIAS PELO RESTO DE SUAS VIDAS (IMAGINEM ISSO 15 VEZES POR DIA)E NA DESVALORIZAÇÃO DOS SEUS TERRENOS POR CONTA DO BENDITO TREM.
    A POPULAÇÃO DEVE SE ORGANIZAR PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA. NÃO ESTOU FALANDO PARA QUE NÃO SEJA FEITO, MAS EXISTEM OUTRAS MANEIRAS PARA REALIZAR A OBRA (SUBTERRÂNEO OU SUSPENSO), NO ENTANTO ESSAS MANEIRAS SÃO MAIS CARAS PARA A COITADA DA VALE. OS POLÍTICOS (PREFEITO, SECRETÁRIOS E OS ¨REPRESENTANTES DO POVO¨, OS VEREADORES) JÁ ACEITARAM A IDÉIA E ESSE SERÁ O MAIOR LEGADO DO GOVERNO VALMIR MARIANO.

  5. Jose Carlos almeida Responder

    Concordo com que o senhor Valmir Mariano quando cita Churchill,pensando nas futuras gerações, todavia, se, vier do tocantinense Célio Costa, tenho minhas dúvidas. Todos – membros do governo, classe política e empresários-, sabem que o senhor Célio e sua equipe não têm interesse público e sim privado, em Parauapebas. Portanto, poucas chances de ser implementado tal projeto.

  6. Anônimo Responder

    Novamente veremos que o Major analfabeto é quem manda na educação. Sabemos o que esperar da nova secretário com base em quem indicou. Enquanto isso o vereador não apresentou uma proposta digna de aprovação na Câmara.
    Como a Semana do Meio Ambiente foi brilhante Ze Dudu? Nenhuma proposta foi apresentada para os vários problemas ambientais do município, sobre tudo as queimadas que acontecem anualmente. O que sabemos é que o maior incentivador para a nova ferrovia cruze a zona urbana de Parauapebas é o secretário Zoenio. Que bela herança ele e o prefeito vão deixar para as próximas gerações!

  7. Anônimo Responder

    FerroGusa. O Ferro quebrou as Guseiras de Marabá, golpe baixo, covardia. Maraba ta pagando o preço. A Divida Social só aumentando.

  8. Anônimo Responder

    Mais de 3.570 candidatos se inscreveram no processo seletivo 2013/2 do Centro Universitário UnirG. Medicina continua sendo o curso mais concorrido com 43,15 candidatos disputando uma vaga, seguido de Direito (noturno), com 5,33.

  9. Galinha Responder

    Mais de 3.570 candidatos se inscreveram no processo seletivo 2013/2 do Centro Universitário UnirG. Medicina continua sendo o curso mais concorrido com 43,15 candidatos disputando uma vaga, seguido de Direito (noturno), com 5,33.

  10. Galinha Responder

    ZedoBlog. rs essa historia de Universidade para Parauapebas, é historia para boi dormir. Nunca, nem nesse governo vai existir uma UNIRG da vida em Parauapebas. Quem sabe em outro governo. ou nao ! quer dizer uma UNIRP

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: