Coluna do Chico Brito

Continua depois da publicidade

Chico Brito 2Coluna do CHICO BRITO

Darci Lermen assumiu a prefeitura de Parauapebas, cinco anos atrás, com 65% dos votos, uma arrecadação mensal de 12,5 milhões e a maioria absoluta da Câmara de vereadores. No seu segundo mandato, dos onze parlamentares, apenas três foram eleitos por partidos de oposição. Entretanto, hoje, com mais de quarenta milhões de arrecadação, (que chegará a R$80 milhões no segundo semestre), sete vereadores se uniram em um grupo “de oposição”.

ESSES CONTROLAM

Esses sete detêm o total controle da Mesa Diretora, inclusive a Presidência. Aí, a população, insatisfeita, vendo a cidade a cada dia mais abandonada, o município devendo R$200 milhões na praça, lixo, carência de saneamento básico, uma qualidade deplorável na educação e na saúde, contratos absurdamente superfaturados como os da merenda e da segurança, as duas obras iniciadas caindo, pensou: agora as coisas mudam.

DEFENDEM A MÁ GESTÃO

Mas aí é que está: a “oposição” fez maioria na Câmara, mas não foi para exigir obras, trabalho, transparência, correção no trato com a coisa pública, pagamento da dívida aos credores. Não. Nem sobre a Folha de pagamento de fantasmas que consome mais de meio milhão de reais por mês, nenhum vereador jamais se pronunciou. É que eles se uniram, mas não foi para defender o povo. Não. Uniram-se foi para defender mais ainda o prefeito, a má gestão.

PARA INGLÊS VER

É claro que há um ou dois que durante as sessões tecem críticas à Administração. Mas, se alguém for apurar, verá que eles aprovam 100% de tudo o que o prefeito encaminha àquela Casa. É oposição para inglês ver. E, como estratégia, na tentativa de distrair a atenção do povo, passaram a abrir fogo contra a Vale, por se tratar de um discurso fácil. É apenas uma cortina de fumaça. Contra os desmandos da administração, ninguém questiona nada.

ATÉ MÁQUINA FANTASMA

E por que isso? É simples: os vereadores de “oposição” controlam diversas secretarias municipais, e na Folha dos Fantasmas colocaram centenas de indicados seus, seus cabos eleitorais, seus parentes e aderentes. E máquinas da prefeitura deixaram ou estão deixando suas fazendas dignas de cinema. E outros mantêm contratos de locação de veículos e máquinas (até veículos e máquinas fantasmas) com a prefeitura. E ainda há os que invadiram imóveis de propriedade do município, e agora tentam legalizá-los. Nessa situação, esperar deles o quê?

METÁSTASE

Como recentemente declarou um Ministro do STF, no escândalo de Brasília, aqui também o câncer na máquina pública já se espalhou para todo o organismo. Já evoluiu em metástase. Então, para o cidadão que vê entrarem no caixa do município um milhão e meio por dia hoje (e verá três milhões por dia a partir de julho/agosto), e vê sua rua na lama e na poeira, com esgotos correndo a céu aberto, sua casa sem água, qual será a saída? Esperar de braços cruzados até que este malfadado mandato termine?

DESPREZO

O descaso é tão grande que no aniversário de 22 anos de Parauapebas a Administração não comemorou. Um show de música contratado, único evento que a prefeitura bancou nessa data, não contou sequer com a presença do prefeito, do vice ou de qualquer vereador. Cada qual estava cuidando, certamente, de seus próprios interesses. Deixaram, mais uma vez, como sempre, a população ao léu.

[ad code=1 align=center]

4 comentários em “Coluna do Chico Brito

  1. Teco teco Responder

    O Sr. José Francisco de Brito, mais conhecido como Chico Brito é figura conhecida na cidade, pessoa culta e cabotina, atribui a si mesmo mais meritos que se possa encontrar em um genio, espalha por ai, que fundou, governou emancipou parauapebas, implantou o projeto carajas e libertou os escravos. No post acima faz uma analise lucida e inteligente do atual momento da administaçao publica de parauapebas, acerta em quase tudo. `Só nao explica sua motivaçao, que como disse antes por ser figura conhecida na cidade, tambem sua ideologia é conhecida. seu partido politico é e sempre foi um só. o FISIOLOGISMO. o me da o meu ai. Boa tentativa Chico será que cola?

  2. Helder Igor Responder

    Excelentes anotações, Chico Brito.

    A cidade está literalmente sendo acabada.

    Já para reflexão… Tenho acompanhado as postagens do blog e notado uma coisa no mínimo curiosa. A grande maioria dos “leitores” nao se identifica quando das postagens aqui nesse espaço. Por qual motivo, fico me perguntando…

    Daí penso que em pebas, que nao é mais nenhuma cidade com ares interioranos, as pessoas ainda têm medo de expor suas opinioes publicamente, talvez temendo algum tipo de represália…

    Lamentável tal anonimato!

  3. anonimo Responder

    Menos,chico brito, menos..
    Para ter credibilidade,peça para retirar da folha de pagamento da camara a sua esposa, que é verdaeiramente um exemplo de presença no gabinete em que está lotada.Mais fantasma,impossivel!

Deixe seu comentário

Posts relacionados