Coluna deste sábado no jornal Correio do Tocantins

Continua depois da publicidade

Trânsito
Durante toda a semana foi realizada, em Parauapebas, a semana “Trânsito em Foco”, com ações educativas em escolas públicas e privadas, e  fiscalização de trânsito em vários pontos da cidade. O evento, que contou com a participação conjunta do Detran-PA, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), teve como finalidade reduzir o índice de acidentes em Parauapebas.

Ação Civil Pública
O Ministério Público do Pará, através do promotor Ítalo Costa Dias impetrou uma Ação Civil Pública na Comarca de Redenção contra a Rede Celpa. O motivo seria as constantes oscilações de energia elétrica nas zonas urbanas e rurais dos municípios de Redenção, Pau D’Arco e Cumaru do Norte. O promotor pede na ACP que a justiça suspenda o direito da Celpa de cobrar tarifas até que os problemas sejam sanados.

Prostituição infantil
Pesquisa encomendada pelo Departamento Nacional de Polícia Rodoviária Federal e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apontou o Pará como segundo estado brasileiro com maior número de pontos de prostituição infantil nas estradas, com 87 pontos, atrás apenas do Mato Grosso, que teve 89 pontos de prostituição mapeados.

Copa do Brasil
Lamentável a participação do Águia de Marabá na Copa do Brasil 2013. Depois de perder na estreia em Manaus a equipe marabaense, comandada pelo Highlander João Galvão, perdeu novamente em casa na última quarta-feira e está fora do torneio. Quanto ao João Galvão? Ele continua técnico, ou melhor, continua no cargo. 

Emissão de identidade
Em Parauapebas, o setor de emissão de carteira de identidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está parcialmente suspenso. O motivo, informou a Ascom da PMP, seria a mudança nas cédulas de identidade emitidas pelo Governo do Estado. O serviço deverá retornar a partir do dia 30 de abril, data em que o governo do estado prometeu fornecer o novo material.

Contestado
Com a finalidade de discutir a celebração de um convênio entre os municípios de Parauapebas e Marabá, visando o atendimento aos moradores da região do Contestado, será realizada uma reunião no próximo domingo (14), às 9 horas, na Vila Brasil, e às 15 horas, na Vila Carimã, entre os prefeitos de Parauapebas, Valmir Mariano, e de Marabá, João Salame.

Contestado II
A ideia dos chefes do Executivo, no decorrer da reunião, é ouvir os anseios daquelas comunidades para que seja adotada uma política de assistência às suas necessidades. Líderes da comunidade, deputados federais e estaduais, vereadores dos dois municípios e outras autoridades também estarão presentes na reunião, que é resultado de um convite feito pelo prefeito Valmir Mariano ao prefeito João Salame, durante uma visita realizada por uma comitiva do governo municipal à cidade de Marabá, no dia 2 de abril.

Internet
O Governo federal já começou a desenvolver um projeto para levar internet de alta velocidade, via fibra ótica, para o Sul e o Sudeste do Pará. O plano está sendo realizado por meio da parceria entre a Telebrás e a Eletronorte. Segundo o diretor de Operação da Eletronorte, Wady Charone, o projeto de expansão da internet de alta velocidade no Pará, abrangerá toda região atendida pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), pela Universidade Federal do Pará – UFPA e pela Unifesspa.

Sábado que vem tem mais!

Deixe seu comentário

Posts relacionados