China: BYD desembarca no Porto de Suape quase 2 mil veículos elétricos

A megaoperação foi no Cais 3 do Terminal de Contêineres (Tecon) do porto pernambucano, na segunda-feira (15)
Megaoperação de desembarque foi no Porto de Suape (PE)

Continua depois da publicidade

Muito antes do que era previsto pelo mercado, a montadora Build Your Dreams, conhecida em todo o mundo como BYD, chinesa que desbancou a Tesla, do empresário sul-africano Elon Musk, como maior fabricante global de veículos elétricos, promoveu uma megaoperação logística e de movimentação de carga, ao desembarcar de uma só vez, 1.972 veículos elétricos, de modelos diversos de sua marca, no Cais 3 do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Suape, em Ipojuca (PE),  na segunda-feira (15).

A empresa chinesa, que tem sede na cidade de Xiam, no país asiático, é líder global na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. A embarcação partiu do Porto de Nansha e levou 34 dias para chegar à costa pernambucana.

Após os trâmites alfandegários, os carros deixarão o porto com destino a concessionárias espalhadas pela região Nordeste. A importação das unidades chinesas reforça a importância do HUB de Veículos de Suape, que registrou crescimento de 42% em 2023 em relação ao ano anterior.

O navio “Zhong Yuan”, de bandeira chinesa, transportou os veículos até Suape em contêineres adaptados para que os automóveis chegassem ao porto em perfeito estado. Após o descarregamento, os veículos foram levados para o Pátio Público de Veículos de Suape (PPV). A operação foi viabilizada pela Nexus, empresa nacional do grupo K-Line que atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, sendo responsável por boa parte da movimentação no hub de veículos do atracadouro pernambucano.

Não se sabe se o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, tem calado para receber carga semelhante para um desembarque de abastecimento das concessionários da BYD no Norte do país.

Em fevereiro deste ano, representantes da BYD visitaram o Porto de Suape para conhecer a infraestrutura e os projetos que estão sendo desenvolvidos para a expansão das operações. “O desembarque de quase duas mil unidades da BYD, para posterior distribuição nos estados da região é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma notícia muito positiva para Suape, para Pernambuco e para o Nordeste”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

A BYD é pioneira de soluções em energia limpa. Com foco na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa já dispõe de fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas localizadas em Campinas (SP), além de uma terceira unidade fabril instalada na Zona Franca de Manaus (AM), onde produz baterias de fosfato de ferro-lítio.

Enquanto a chinesa BYD promove uma invasão de seus produtos no país, o que forçou os concorrentes a revisar preços de seus produtos para baixo, a Tesla, antes a “toda poderosa” do segmento elétrico, não possui uma única concessionária no Brasil, para comercializar seus caríssimos produtos.

Acreditando no mercado brasileiro, os chineses da BYD, estão investindo pesado numa nova geração de baterias que permitem o aumento de autonomia de seus veículos de uma média de 300 km para 400 km. Questões envolvendo ponto de recargas rápidas das baterias estão sendo tratadas diretamente com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dentro do âmbito de sua política de redução de emissões.

É nova “invasão chinesa” no século XXI, nas barbas dos antigos impérios econômicos do século passado. “É só o começo”, dizem os executivos da BYD.

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.