CBF muda o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C de 2020

Remo e Paysandu estão no Grupo A da competição nacional
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reuniu com os representantes dos 20 clubes que vão participar do Campeonato Brasileiro da Série C de 2020. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (02/03), na sede da instituição, que fica localizada no Rio de Janeiro. O Clube do Remo foi representado pelo presidente Fábio Bentes, e o Paysandu pelo seu mandatário Ricardo Gluck Paul.

A pedido de Leão e Papão, em conjunto com o Santa Cruz-PE, a CBF mudou o formato de disputa da competição para a temporada de 2020. A instituição maior do futebol brasileiro divulgou no conselho técnico do campeonato nacional, que a terceira divisão, a chamada Série C, vai ser disputada com 20 times divididos em dois grupos de 10. A novidade ficou por conta da 2ª fase, que agora não será mais no sistema de mata-mata, e sim, com os quatro primeiros colocados da 1ª fase entrando em mais duas chaves de 4 equipes. Os dois melhores avançam para as semifinais e consequentemente conquistam o acesso para a Série B de 2021.

Os clássicos entre Remo e Paysandu estão marcados para a 9ª e 18ª rodada da 1ª fase pelo fato de ambos terem caído no Grupo A, o que já estava confirmado. O grupo, além dos paraenses, será composto por Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Manaus-AM, Santa Cruz-PE, Treze-PB e Vila Nova-GO. Já o Grupo B está formado por Boa Esporte-MG, Brusque-SC, Criciúma-SC, Ituano-SP, Londrina-PR, São Bento-SP, São José-RS, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

A tabela divulgada pela CBF mostra que o Paysandu vai estrear em Belém, diante do Santa Cruz-PE, a Cobra Coral de Recife, enquanto que o Remo vai encarar o Jacuipense-BA, que também tem um Leão como mascote, fora de casa, na cidade de Riachão do Jacuípe, interior baiano. As datas ainda não foram definidas, mas a 1ª rodada da competição nacional poderá ocorrer nos dias 02 ou 03 de maio.

Em relação a 2ª fase da Série C, os dois Grupos serão denominados de 1 e 2, uma espécie de quadrangular, com os chaveamentos sendo definidos como Grupo 1:  1º do B, 2º do A, 3º do B e 4º do A. Já o Grupo 2 tendo: o 1º do A, 2º do B, 3º do A e o 4º do B. Se Remo e Paysandu avançarem para a 2ª fase e dependendo das classificações dos rivais, poderá ocorrer mais dois clássicos entre os paraenses.

Por Fábio Relvas

Publicidade