CASTANHA-DO-PARÁ: UMA POR DIA

Continua depois da publicidade

CASTANHA

O consumo diário de uma única castanha-do-pará pode ser um grande aliado para uma vida saudável e duradoura. O segredo dessa fruta oleaginosa está na enorme presença do selênio, mineral que é arma potente no combate àquelas moléculas responsáveis pelo envelhecimento celular, conhecidas como radicais livres.

A recomendação dos nutricionistas é de que um adulto consuma entre dois e quatro gramas de selênio por dia, e uma castanha-do-pará oferece sozinha essa quantidade da substância. A prescrição deve ser seguida à risca, pois, se  ingerida em porções diárias superiores a oito gramas, o selênio pode levar à intoxicação, provocando  dores de cabeça, enfraquecimento das unhas e queda de cabelos. Mas quando consumida na quantidade ideal, o mineral ajuda a "limpar" as células, retardando o seu envelhecimento, previnindo doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, e, ainda, fortalecendo o sistema de defesa do organismo.

Para garantir a ingestão da mesma quantidade de selênio contida em uma castanha-do-pará seria necessário comer, diariamente, 300g de filé de frango, 16 pães franceses (50g) ou três latas de sardinha em conserva (390).

Portal Saúde é vital