Carro elétrico Aion Hyper SSR, produzido na China, vai de zero a 100 km/h em 1,9 segundo

Superesportivo da marca do grupo GAC começa a ser entregue no fim de 2023
Modelo tem portas que abrem para cima e luzes de LEDs no conjunto óptico. Crédito:GAC/Divulgação

Continua depois da publicidade

Brasília – A montadora chinesa do grupo GAC, pouco conhecida no Brasil, anunciou que começa a entregar no fim de 2023, as encomendas em duas versões de acabamento e com preços que rondam R$ 1 milhão, do seu superesportivo elétrico Aion Hyper SSR, que vai de zero a 100 km/h em 1,9 segundo. Dessa forma, um feito inédito para um carro chinês.

A jovem marca chinesa tem apenas quatro anos no mercado, sob o comando do grupo GAC (Guangzhou Auto Corporation). Mas, nesta semana, a fabricante chamou a atenção ao apresentar seu hipercarro elétrico, o Hyper SSR. O modelo, segundo a empresa, é capaz de acelerar de zero até os 100 km/h em menos de 2 segundos. Ou, precisamente, em 1,9 segundo.

Aion Hyper SSR é movido por quatro motores elétricos superpotentes GAC Group/Divulgação

Entretanto, o GAC Aion Hyper SSR é um protótipo feito sobre o conceito Enpulse Concept, de 2020. Tem 4,54 metros de comprimento e quase 2 metros de largura. As dimensões têm semelhança, por exemplo, com o Ferrari 296 GTB (4,56 m/1,96 m), que chega em dezembro ao Brasil.

Com carroceria totalmente feita em fibra de carbono, o superesportivo de dois lugares — e com portas que abrem para cima — foi capaz de cravar praticamente a mesma aceleração 0-100 km/h do norte-americano Tesla Model S Plaid, então o carro mais rápido do mundo.

Duas configurações

Isso acontece graças aos quatro motores elétricos com 1.225 cv de potência total. Por exemplo, o Tesla Model S Plaid tem 1.034 cv. No chinês, o torque chega a absurdos 1.223,2 mkgf. Os números são impressionantes, mas correspondem à configuração topo de linha Ultimate. Na básica, com tração traseira, o zero a 100 km/h é feito em 2,3 s. Ainda assim, muito rápido.

O designe da traseira do Aion Hyper SSR é muito bonita. GAC Group/Divulgação

Por dentro, o superesportivo chinês tem volante retangular e quadro de instrumentos com duas telas digitais, uma de 8,8″ polegadas. Mas o destaque vai para a tela central com sistema multimídia de 14,6″ polegadas. Como é de se esperar, o painel é bem minimalista e aposta na ausência de botões, com visual mais limpo.

O interior do Aion Hyper SSR, foi muito elogiado pelos especialistas ocidentais. GAC Group/Divulgação

O preço inicial do Aion Hyper SSR é de US$ 184 mil (R$ 971 mil, na conversão direta). Já a configuração Ultimate passa de R$ 1,27 milhão — ou seja, não sai por menos de US$ 241 mil. As entregas na China começam no fim de 2023.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.