Carajás goleia o Gavião Kyikatejê e conquista o título da Copa Pará Sub-20 Região Sul

O Gavião Real manteve seu favoritismo diante da equipe indígena e levantou o troféu

Continua depois da publicidade

O Carajás Esporte Clube fez história na tarde deste sábado (24) no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas. O chamado Gavião Real encarou o Gavião Kyikatejê, da cidade de Bom Jesus do Tocantins, e goleou o adversário, por 5 a 1, conquistando o título da inédita Copa Pará Sub-20 Região Sul.

Com o título da competição, o Carajás vai aguardar os vencedores das regiões: Metropolitana, Nordeste e Oeste, para disputar as finais do campeonato, e saber quem será um dos representantes do Pará na tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, a chamada Copinha, na temporada de 2024.

O jogo: Carajás é campeão!

A torcida do Carajás lotou as dependências do Estádio Rosenão para empurrar o time rumo ao título. Mas quem começou surpreendendo foi a equipe do Gavião Kyikatejê. Após cobrança de falta dentro da área, o meia Cré foi derrubado e o assistente número 1, Isael Silva, avisou ao árbitro Matheus Christian que assinalou a penalidade máxima. O lateral-esquerdo Kaic cobrou e marcou, aos 14 minutos, 1 a 0 para a equipe indígena.

O Carajás não sentiu o gol e começou a pressionar o adversário. Após uma bate rebate dentro da área, a bola sobrou para o atacante Boquinha, que marcou de cabeça e deixou tudo igual, aos 26 minutos, 1 a 1. O Gavião Real foi com tudo para cima e conseguiu a virada ainda no primeiro tempo. Depois de uma boa trama pelo lado direito, a bola sobrou para o meia Paulo Vitor, que não perdoou e marcou, aos 50 minutos, 2 a 1.

Logo aos seis minutos do segundo tempo, Raphinha recebeu passe dentro da área e fuzilou para o fundo do barbante, aumentando para 3 a 1. Em mais uma sobra de bola, Boquinha chutou e guardou, aos oito minutos, assinalando o quarto do Carajás, e o seu 11° primeiro gol na competição, assumindo a artilharia. Já na reta final, Kauan entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Jacukrei, e o pênalti foi marcado.

Os jogadores do Gavião Kyikatejê reclamaram da marcação e ameaçaram a abandonar o gramado de jogo, mas foram contidos pela comissão técnica. Depois de expulsões no banco de reservas do time indígena e cinco minutos para a cobrança, Gegê bateu com categoria e marcou o quinto. Placar final: Carajás 5 x 1 Gavião Kyikatejê. O Carajás é o grande campeão da Copa Pará Sub-20 Região Sul e recebeu da Federação Paraense de Futebol (FPF), o troféu e as medalhas.

Por Fábio Relvas / Fotos: Lenno Costa