Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

Capacitações fortalecem a inclusão social e o Terceiro Setor em Marabá

Centro de Convenções recebe treinamentos projeto “Família e Cidadania: Pilares para inclusão”

Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar do projeto Família e Cidadania: Pilares para inclusão, em Marabá, promovido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), em parceria com a Rede Existir do município. O evento ocorre nos dias 04 e 05 de setembro e levará capacitações para a inclusão da pessoa com deficiência e o fortalecimento do terceiro setor de Marabá. O NAC realizará também a primeira edição do Bate-Papo com o Terceiro Setor na cidade. A programação ocorrerá no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha.

O “Família e Cidadania – pilares para a inclusão” terá como foco os direitos de cidadania das pessoas com deficiência. O objetivo do evento é fortalecer a rede de órgãos e instituições que desenvolvem ações voltadas para PCD`s criando espaço para interação entre as pessoas com deficiência e suas famílias, profissionais, gestores de órgãos públicos e privados; além de oportunizar discussão técnica sobre a temática da inclusão nas áreas da saúde, educação, cidadania e da família.

O projeto oferta conhecimentos sobre os serviços de saúde, assistência social e educação voltados à pessoa com deficiência e sociedade civil organizada. Nos dois dia a programação vai de 9h às 18h, e a meta do projeto é atender pelo menos 100 participantes.

Programação – No dia 04, além da abertura haverá uma apresentação cultural com o Grupo de Cordas da Fundação Casa da Cultura de Marabá, logo após haverá palestra – “Cidadania e Sociedade Inclusiva” com Scheilla de Castro Abbud Vieira, Mestre em Ciências da Educação. A programação segue com mesas redondas e várias palestras com convidados especiais. No dia 05 a programação se inicia com uma dança de alunos de uma escola da região, seguido por um debate sobre boas práticas.

Terceiro Setor – Pelo tarde haverá o Bate-papo com o Terceiro Setor com o tema: Organização da sociedade civil/terceiro setor – constituição, registros, estatutos das associações de acordo com a Lei 13.019/22014, com o professor Fabiano Oliveira, contador especialista em contabilidade e gestão de cooperativas e instituições filantrópicas.

O Bate-Papo com o Terceiro Setor tem o objetivo de elevar o nível de conhecimento dos membros das organizações da sociedade civil, contribuindo para o aumento da capacidade de gestão e de autonomia das organizações. Foram disponibilizadas 90 vagas gratuitas para gestores, técnicos e voluntários de Organizações da Sociedade Civil; captadores de recursos; lideranças comunitárias; gestores de projetos sociais, entre outros.

A programa completa do Família e Cidadania – Pilares para a inclusão e do Bate-Papo com o Terceiro Setor, além das inscrições gratuitas, estão disponíveis no site do NAC, no endereço: www.nac.pa.gov.br.

Plano Existir

O Plano de Ações Integradas à pessoa com deficiência – EXISTIR, lançado pelo Governo do Estado em 2012 e coordenado pelo NAC, vêm empreendendo esforços para difundir a cultura de inclusão nos órgãos públicos paraenses e sociedade em geral, visando a efetividade nas ações, fortalecimento da política pública da pessoa com deficiência e propagação da cultura social inclusiva. O Comitê Gestor Interinstitucional no Plano EXISTIR é formado, atualmente, por 18 órgãos estaduais e tem como função fomentar e acompanhar as ações das políticas públicas para que aconteçam em rede, de forma permanente, organizada e estruturada para atender integralmente as pessoas com deficiência.

São integrantes do Comitê Gestor do Plano Existir 18 órgãos públicos: Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon); Companhia de Habitação do Pará (Cohab); Escola de Governança do Estado (EGPA); as Fundações Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Carlos Gomes e Cultural do Pará (FCP); Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC); Universidade do Estado do Pará (Uepa); Defensoria Pública; Polícia Militar; Imprensa Oficial do Estado (IOE); e as Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), de Educação (Seduc), de Esporte e Lazer (Seel), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Saúde Pública (Sespa).

Deixe uma resposta