Canaã: Unifesspa faz balanço de ações e apresenta projetos para 2021

Representantes da Universidade participaram de reunião com a prefeita Josemira nesta sexta-feira (15).

Continua depois da publicidade

Uma equipe da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) esteve reunida com a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, nesta sexta-feira (15). A Instituição fez um balanço das ações e apresentou um planejamento de atividades para 2021.

A prefeita ressaltou a importância da universidade no fortalecimento da geração de emprego e renda no município. “Quando a gente fala de uma cidade universitária, de formar as pessoas, e não apenas formar, mas transformar a vida de um povo, de uma comunidade, também passa pela educação”, disse Josemira.

A Secretária Municipal de Educação, Roselma Milani, também participou do encontro. “A Universidade possui hoje uma integração muito forte com a educação básica, a partir dos projetos de extensão e de pesquisa, e isso motiva não só os nossos professores a buscar a ampliação dos seus conhecimentos, como também amplia a visão dos nossos meninos e meninas para buscar as perspectivas de inclusão, iniciação científica e participação na vida acadêmica”, destacou a secretária.

Sede Própria

O prédio da Unifesspa está sendo construído no espaço do Polo Universitário, ao lado do Distrito Industrial. A obra orçada em R$ 8 milhões de reais é fruto da parceria entre prefeitura e Unifesspa. O contrato foi assinado e publicado no Diário Oficial do dia 03 de setembro de 2020.

Segundo a prefeitura, as novas instalações abrigarão as turmas de seis cursos: Letras, Agronomia, Engenharia civil, Engenharia mecânica, Engenharia Elétrica e Artes Visuais. Além do prédio principal, a obra deve contemplar um prédio para laboratórios, um centro de convivência, ateliê de artes e o bloco administrativo com auditório.

Para o Diretor Geral do Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti), Diego Macedo, a Unifesspa já conquistou seu espaço junto à comunidade, antes mesmo de possuir uma sede própria. “Todo o nosso potencial não vale nada se não der retorno para a comunidade. O PEPETI aqui em Canaã dos Carajás atua fortemente cumprindo a nossa função social constitucional, de fazer não só o ensino, mas a pesquisa e extensão, com uma parceria muito forte”, lembrou Macedo.

Por Dayse Gomes