Canaã: Trabalhadores da energia elétrica recebem dicas de prevenção de acidentes

Curso realizado pela prefeitura mostra uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Uso Coletivo (EPCs).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Garantir mais segurança aos trabalhadores que atuam com energia elétrica. Esse é o objetivo do curso NR-10, que está sendo realizado pela prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Obras. Com carga horária de 50 horas, o curso traz conteúdo sobre prevenção de acidentes e preservação da integridade e segurança.

“A gente vai enfatizar, por exemplo, a importância do uso de EPIs [equipamentos de proteção individual) e EPCs [equipamento de proteção coletiva], tudo visando a segurança do colaborador e daqueles que estão a redor de onde o serviço vai ser executado”, destacou o engenheiro eletricista Fábio Mikio Martins Asai, responsável pelo curso.

A NR-10 (Norma regulamentadora 10) é uma orientação do Ministério do Trabalho para as atividades que envolvem o uso ou manuseio de energia elétrica. Ela traz regras que esclarecem quais são os cuidados a serem tomados e como fazer isso.

Em suas disposições, estão fatores como medidas de controle, isolamentos, dispositivos de proteção, entre outros que, juntos ou de forma isolada, contribuem para a segurança de quaisquer atividades que precisem fazer uso da energia elétrica ou que sejam realizadas em ambientes energizados.