Canaã dos Carajás tem coleta seletiva de lixo

A cooperativa que conta com apoio da Vale realiza a retirada mensal de cerca de 50 toneladas de resíduos sólidos do município.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

A Cooperativa de Catadores de Material Reciclado (Coolettar) vai receber cerca R$ 35 mil reais, mensais, para a realização da coleta seletiva de resíduos sólidos no município. A assinatura do contrato entre a Coolettar e a Prefeitura de Canaã foi realizada na última sexta-feira, 07.

A Coolettar foi fundada em 2013 em Canaã dos Carajás e na época reunia 7 cooperados, mas já contava com apoio da prefeitura que conseguiu um galpão e alugou um caminhão para que a coleta fosse iniciada. Em 2016, a Coolettar recebeu a parceria da Vale, através de consultoria técnica para fomentar o empreendimento. Para a presidente da cooperativa, Valeria Pereira da Silva, o apoio da Vale foi fundamental para o fortalecimento da cooperativa. “Foram dois anos na incubadora onde passamos por capacitação sobre gestão, captação de recursos, empreendimento, elaboração de projetos que nos deu condições de continuar”, destacou. A cooperativa também conseguiu, através da Fundação Vale, os recursos necessários para a aquisição de equipamentos e de um veículo de transporte de carga. Hoje, a Coolettar conta com 14 cooperados e retira por mês, cerca de 50 toneladas de resíduos do meio ambiente.

Para o prefeito, Jeová Andrade, o trabalho da cooperativa significa menos lixo na cidade e Canaã passa a ser exemplo para outras cidades da região. “Toneladas de lixo são reaproveitadas todos os dias, o que é muito importante para toda cidade. O trabalho é grandioso”, enfatizou o prefeito.

O gerente de negócios sociais da Fundação Vale, Marcus Finco, destacou a importância de fortalecer os negócios da Coolettar. “Temos acompanhado o engajamento dos empreendedores da Colettar e de seus cooperados ao longo dos anos. Esse contrato é um passo de extrema importância para alavancagem do negócio, bem como para efeitos multiplicadores, que promovam o desenvolvimento de Canaã como cidade sustentável”, concluiu Finco.

As equipes de cooperados percorrem 4 bairros de Canaã: Jardim Europa (AMEC), Bairro Novo Horizonte 1, Vale dos Sonhos e Vale do Sossego. “Antes do contrato com a prefeitura, nós já fazíamos um trabalho nesses bairros. Agora os moradores vão receber um saco de ráfia, com a logo da cooperativa, onde poderão colocar os resíduos sólidos, já separado do material orgânico na porta das suas casas. Mas como temos mais de um veículo, a gente pode também fazer coleta em outros bairros. Basta entrarem em contato conosco”.

SERVIÇO:

COOLETTAR: Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de Canaã dos CarajásContato: (94) 99134-9646

Publicidade

Posts relacionados