Canaã dos Carajás tem coleta seletiva de lixo

A cooperativa que conta com apoio da Vale realiza a retirada mensal de cerca de 50 toneladas de resíduos sólidos do município.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

A Cooperativa de Catadores de Material Reciclado (Coolettar) vai receber cerca R$ 35 mil reais, mensais, para a realização da coleta seletiva de resíduos sólidos no município. A assinatura do contrato entre a Coolettar e a Prefeitura de Canaã foi realizada na última sexta-feira, 07.

A Coolettar foi fundada em 2013 em Canaã dos Carajás e na época reunia 7 cooperados, mas já contava com apoio da prefeitura que conseguiu um galpão e alugou um caminhão para que a coleta fosse iniciada. Em 2016, a Coolettar recebeu a parceria da Vale, através de consultoria técnica para fomentar o empreendimento. Para a presidente da cooperativa, Valeria Pereira da Silva, o apoio da Vale foi fundamental para o fortalecimento da cooperativa. “Foram dois anos na incubadora onde passamos por capacitação sobre gestão, captação de recursos, empreendimento, elaboração de projetos que nos deu condições de continuar”, destacou. A cooperativa também conseguiu, através da Fundação Vale, os recursos necessários para a aquisição de equipamentos e de um veículo de transporte de carga. Hoje, a Coolettar conta com 14 cooperados e retira por mês, cerca de 50 toneladas de resíduos do meio ambiente.

Para o prefeito, Jeová Andrade, o trabalho da cooperativa significa menos lixo na cidade e Canaã passa a ser exemplo para outras cidades da região. “Toneladas de lixo são reaproveitadas todos os dias, o que é muito importante para toda cidade. O trabalho é grandioso”, enfatizou o prefeito.

O gerente de negócios sociais da Fundação Vale, Marcus Finco, destacou a importância de fortalecer os negócios da Coolettar. “Temos acompanhado o engajamento dos empreendedores da Colettar e de seus cooperados ao longo dos anos. Esse contrato é um passo de extrema importância para alavancagem do negócio, bem como para efeitos multiplicadores, que promovam o desenvolvimento de Canaã como cidade sustentável”, concluiu Finco.

As equipes de cooperados percorrem 4 bairros de Canaã: Jardim Europa (AMEC), Bairro Novo Horizonte 1, Vale dos Sonhos e Vale do Sossego. “Antes do contrato com a prefeitura, nós já fazíamos um trabalho nesses bairros. Agora os moradores vão receber um saco de ráfia, com a logo da cooperativa, onde poderão colocar os resíduos sólidos, já separado do material orgânico na porta das suas casas. Mas como temos mais de um veículo, a gente pode também fazer coleta em outros bairros. Basta entrarem em contato conosco”.

SERVIÇO:

COOLETTAR: Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de Canaã dos CarajásContato: (94) 99134-9646

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Posts relacionados