Canaã dos Carajás ganhará Centro de Controle de Zoonoses

A Unidade, construída no bairro Cidade Nova, deverá ser entregue na primeira quinzena de dezembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás terá uma nova Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), conhecida popularmente como Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a Prefeitura, foi dado início as obras de construção do prédio no bairro Cidade Nova.

O serviço realizado pela UVZ baseia-se nas normativas do Ministério da Saúde. Entre as principais atribuições estão o Controle de raiva e leishmaniose visceral canina (calazar), através de testagem, captura de animais suspeitos, eutanásia, inquérito canino e inquérito vetorial. O município também pretende, numa próxima etapa, realizar ações de prevenção contra dengue e doença de chagas.

“Queremos implantar o serviço de controle de raiva animal. Esse serviço queremos iniciar antes da construção da nova UVZ e ampliá-lo quando tivermos o novo prédio. Além disso pretendemos organizar o serviço de controle populacional animal, ou seja, implementar a castração animal”, ressaltou Douglas Pacheco, Coordenador da Vigilância em Saúde de Canaã.

Atualmente, o município conta com uma UVZ tipo 1, que já realiza trabalho preventivo e de controle de doenças. Com a construção da nova Unidade, haverá uma estrutura maior e a capacidade de atender além de animais de pequeno e médio porte, também haverá espaço para animais de grande porte, como os cavalos.

De acordo com a prefeitura, a previsão para a inauguração da Unidade de Vigilância em Zoonoses (Centro de Zoonoses) é na primeira quinzena de dezembro.