Canaã dos Carajás: Dia D de vacinação prevê imunização de 5,5 mil animais

O Dia D da Campanha Antirrábica será no próximo dia 26. Após esse dia, os animais poderão continuar a ser imunizados na Unidade de Vigilância de Zoonoses até 31 de outubro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, realiza no próximo dia 26 o Dia D da Campanha Antirrábica no município. A previsão é imunizar cerca de 5.500 animais entre cães e gatos.

Ao todo, serão 10 postos de vacinação montados para atender a demanda. Após o Dia D, a imunização segue até 31 de outubro na Unidade de Vigilância de Zoonoses.

No Dia D, o atendimento começa às 8h e segue até às 17h. Na zona rural, os agentes de saúde fazem a campanha de casa em casa nas áreas que atuam.

Segundo Douglas Pacheco da Costa, coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, na zona rural as unidades de saúde irão fazer a sua programação de Dia D, que será divulgada previamente nas comunidades. Ele explica que atualmente Canaã dos Carajás tem uma população canina de cerca de 4 mil animais. A população felina é estimada 1.500 animais.

De acordo com o Douglas, serão imunizados os animais a partir de três meses de idade. Para ser vacinados, os animais precisam estar acompanhados de pessoas adultas.

“Nossa meta é imunizar toda a população canina e felina, para prevenir a raiva em Canaã dos Carajás. É importante ressaltar que, as equipes só irão atender os animais que tiverem acompanhados por pessoas adultas”, explica o coordenador.

Postos de Vacinação: Unidade de Vigilância de Zoonoses; Matinha (tenda); Escola Alegria do Saber (Vale da Bênção); Escola Alexander Nunes (Alto Bonito); Unidade de Saúde Novo Brasil; Unidade de Saúde Residencial Canaã; Unidade de Saúde Realino Pereira da Silva (Maranhenses); Unidade de Saúde Evana Alves (Parque Shalon); Unidade de Saúde José Caetano (João Pintinho); e Unidade de Saúde Elizabeth Maria de Paula (centro).

(Tina Santos)