Canaã dos Carajás ainda não atinge meta de vacinação contra o sarampo

Apenas 90 pessoas foram imunizadas durante a campanha que segue até o dia 13 de março.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A meta do município é imunizar 533 crianças e jovens, de 5 a 19 anos de idade, mas segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, apenas 90 doses da tríplice viral foram feitas no público alvo, do dia 10 de fevereiro quando começou a campanha contra o sarampo, até o dia D de vacinação realizado no último sábado, 15.

Por causa da baixa procura, o chefe da Vigilância em Saúde, Douglas Pacheco, informou que vai ser intensificado o trabalho para identificar quem precisa ser imunizado. “Já falei com os gerentes das unidades para a realização de busca ativa em todas as áreas e nas escolas também”, enfatizou Pacheco.  O município tem até o dia 13 de março, quando encerra a campanha, para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Vigilância em Saúde, esse ano, a meta de 533 pessoas que devem ser imunizadas é baixa porque segundo a estimativa da Secretaria Estadual de Saúde, boa parte das crianças e jovens de Canaã já foi imunizada durante a vacina de rotina, realizada o ano todo para o público de até 49 anos de idade.

Em Canaã, as doses estão disponíveis em todas as 6 unidades de saúde. Os pais devem levar a caderneta de vacinação dos filhos, mas quem não tiver, a vacina será aplicada normalmente porque no município há um sistema on line onde é feita a busca do registro da pessoa e verificada se falta ou não, completar o esquema vacinal. Nos últimos 8 anos, nenhum caso de sarampo foi registrado na cidade.

Publicidade