Canaã dos Carajás realiza 1ª Conferência da Cidade

A Conferência Municipal é o primeiro passo à participação de Canaã dos Carajás na 5ª. Conferência Nacional das Cidades, a qual acontecerá no período de 20 a 24 de novembro …

conferencia_cidade1A Conferência Municipal é o primeiro passo à participação de Canaã dos Carajás na 5ª. Conferência Nacional das Cidades, a qual acontecerá no período de 20 a 24 de novembro deste ano. Com o objetivo de promover a discussão dos quatro eixos da temática Nacional, bem como à elaboração de propostas para o âmbito municipal, no último dia 25, Canaã dos Carajás realizou a 1ª Conferência Municipal da Cidade.

A Conferência das Cidades é promovida pelo Ministério das Cidades, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) e Casa Civil.

Participaram da 1ª Conferência, Mônica Cavallero, membro da Comissão Preparatória Estadual, Evandro Saulo, representante do segmento Movimento Popular da Comissão Estadual, o prefeito Jeová Andrade (PMDB), o vice, Alexandre (PT), Câmara de Vereadores, Capitão Aquino, representante da Polícia Militar, representantes de entidades da sociedade civil organizada com atuação reconhecida nos respectivos segmentos.

Na ocasião, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual, sendo eles: Crésio Francisco da Silva (titular) e Florentino Guirelle Junior (suplente), representantes de entidades sindicais; Geam M. F. Santos (titular) e Ismael Mac Robson Avelar (suplente), representantes do executivo municipal; João Batista Gustavo (titular) e Dionizio José Coutinho (suplente), representantes do legislativo municipal; Igelci Carneiro de Sousa (titular), Eliel Sobral da Silva Santos (suplente), representantes dos movimentos populares.

Os eixos da temática urbana para discussão foram:

  • Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade;
  • Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU);
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU);
  • Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial.

Para Mônica Cavallero, representante da Comissão Preparatória Estadual, a realização das Conferências possibilita o diálogo entre o Poder Público e a comunidade, através de suas representações pelas entidades participantes, o que garante a legitimidade do controle social, sendo uma importante ferramenta para a transparência na gestão pública.

“A Conferência tem a finalidade de avançar na construção da Política nas esferas Nacional, Estadual e Municipal de desenvolvimento urbano”, explicou Mônica.

De acordo com o prefeito Jeová Andrade, um encontro que possibilita a participação da sociedade nas discussões que visam o desenvolvimento do município é com toda certeza, um passo largo rumo a grandes conquistas. “Precisamos nos articular para que nosso município cresça e se desenvolva de forma ordenada e, para que possamos conquistar esse desenvolvimento, precisamos discutir, planejar e é isso o que estamos fazendo”. afirmou Jeová Andrade.

De acordo com José Moreira, representante da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, responsável pela coordenação do evento, a 1ª Conferência Municipal de Canaã dos Carajás superou a expectativa de público. “Foi muito gratificante presenciar o envolvimento, a participação da sociedade canaense no evento. A programação que teve início às 8h00min, com previsão de término às 18h00min, se estendeu até as 19h00min, pois a participação foi muito boa e os debates foram intensos. Então, nossa avaliação é de que o evento foi muito positivo”. relatou Moreira.

Vários municípios do sul e sudeste do Pará estão envolvidos na realização das conferências que resultarão nas eleições dos delegados que irão participar da Conferencia Estadual e Nacional.

Deixe seu comentário