Campus do IFPA em Conceição adota medidas de combate ao novo coronavírus

A instituição não recebeu recursos extras. Utilizou os que foram economizados com energia, combustíveis e outras ações de ensino que foram suspensas durante a pandemia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Instituto Federal do Pará – Campus Conceição do Araguaia -participou de licitação coletiva, efetuada pelo Campus Marabá Industrial, incluindo como participantes a Reitoria e todos os campi, oportunidade em que foram adquiridos vários itens para prevenção e combate ao novo coronavírus, causador da covid- 19.

Segundo o diretor de Administração e Planejamento, Dilcileno Ferreira, a licitação ocorreu entre os meses de março e julho, sendo em meados do mês de setembro efetivados os empenhos no campus Conceição do Araguaia. Desde o mês de outubro estão chegando os itens adquiridos.

Hoje o  Campus está dotado de: medidores de oxigenação (oxímetros), máscaras para uso exclusivo pelo setor de enfermaria, máscaras descartáveis a serem utilizadas por visitantes e servidores caso seja necessário, máscaras de tecido de formato reutilizável com a logo do Campus para serem utilizadas pelos servidores, estudantes e colaboradores, álcool líquido para ser utilizado pelos colaboradores da limpeza para higienização dos móveis e ambientes e álcool em gel 70% para serem colocados nos recipientes espalhados pelo Campus.

O Campus dispõe ainda de: sanitizante específico utilizado nos tapetes pedilúvio e para serem higienizadas as maçanetas, móveis e o que for necessário para proteção dos servidores e estudantes, seis totens espalhados em locais estratégicos para facilitar a higienização da comunidade acadêmica que venha utilizar os espaços do Campus, além de 30 tapetes pedilúvio são alguns dos itens adquiridos e que já estão sendo utilizados pelo Campus Conceição do Araguaia. Há alguns itens pendentes, mas que já estão contratados, como as face shields e os termômetros digitais.

Outra ação, foi a instalação de quatro pias no Campus e 1 no Centro Experimental Agroecológico do Araguaia (Ceagro) para os usuários lavarem suas mãos. Foram da mesma forma instalados dispenseres que são abastecidos com sabonetes líquidos e dispenseres abastecidos com toalhas para secar as mãos.

“Todos os itens foram adquiridos com recursos do próprio Campus e temos a convicção de que com a aquisição de todos os itens de proteção, a instituição estará preparada para o retorno presencial das atividades, respeitando as orientações das autoridades sanitárias”, destacou Ferreira.

“No ano de 2020 vivemos e vivenciamos situações atípicas, tivemos de planejar ações jamais imaginadas, foi necessário unirmos forças de trabalho com outros campi do IFPA para podermos contratar itens de proteção contra uma doença desconhecida”, observou ele.

Dilcileno afirma agradecer a todos os servidores que atuam na Direção de Administração, que abraçaram a causa e continuaram trabalhando de forma presencial, para que fosse possível o planejamento, colocar em prática as execuções de licitações e contratações.

“Não recebemos recursos extras. Na verdade, nós utilizamos os que foram economizados com energia, combustíveis e outras ações de ensino que foram suspensas durante a pandemia. Enquanto gestão, buscamos, em parceria com a Direção de Ensino, preparar o Campus para receber servidores, estudantes e sociedade em geral, seja na forma de ensino remota ou presencial”, concluiu o diretor de Administração e Planejamento.

Tapete pedilúvio ou sanitizante

O tapete sanitizante é um tapete feito de material resistente, nele é despejada uma solução desinfetante ou antibacteriana com o objetivo de limpar os pés antes de entrar em algum ambiente, pode ser utilizado em casas, consultórios e clinicas.

Para facilitar este processo, empresas e institutos de pesquisa estão desenvolvendo uma série de itens que tornam os cuidados com a higienização mais práticos. Um dos exemplos que ganhou fama em meio a este contexto é o tapete sanitizante, que pode remover cerca de 90% dos micro-organismos dos calçados e ajudar no combate à propagação do vírus.

Limpar os sapatos antes de entrar em casa ou em qualquer outro local é apenas uma das práticas que fazem parte do novo ‘ritual’ de limpeza que tivemos de aderir por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Os tapetes de higienização, que já se tornaram populares em países da Europa, possuem bordas que formam uma espécie de bandeja, utilizada para a aplicação de um produto de desinfecção. A solução ideal, que já foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em uma mistura de um litro de água com três colheres de água sanitária.

Totem de álcool em gel e placas de aviso

Totem de álcool gel possui design clean, intuitivo e personalizado com a marca do Instituto Federal do Pará. A proteção é sem toque, simples e eficaz. Basta acionar o pedal que o gel é aplicado diretamente nas mãos sem a necessidade de tocar em nada após a higienização. O Campus Conceição do Araguaia possui sinalização para uso obrigatório de máscara, distanciamento e similares.

(Fonte: Ascom IFPA Conceição)