Parauapebas

Cai número de acidentes automobilísticos em Parauapebas

Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – Semsi – fez um balanço que apontou uma redução de 34% nos índices gerais de acidentes atendidos pelo DMTT em 2015, …

Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – Semsi – fez um balanço que apontou uma redução de 34% nos índices gerais de acidentes atendidos pelo DMTT em 2015, em relação a 2014.

2015 foi um ano de muito trabalho para o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Parauapebas. O setor passou por uma reestruturação em seu corpo técnico, e, em seu modus operandi, ao colocar em prática novas estratégias de operações conjuntas com outros órgãos de segurança, garantindo assim, mais informação e segurança aos usuários do trânsito em Parauapebas.

Só a equipe de Educação para o Trânsito – NET, através das campanhas educativas elaboradas pela Semsi, abordaram diretamente quase 22 mil pessoas. Os resultados dessas abordagens, dos patrulhões noturnos, das blitz’s de finais de semana, instalação da fiscalização eletrônica e mais recentemente, da fiscalização pelo videomonitoramento, vem garantido a redução do número de acidentes.

“Um dos compromissos do Governo Valmir Mariano ao criar a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, no ano passado, certamente foi garantir mais segurança aos munícipes dessa cidade, e, consequentemente, salvar vidas. Para nós é gratificante fechar o ano e constatarmos que conseguimos com essa união de esforços reduzir em 34% o número de acidentes atendidos pelo DMTT em 2015. Só o índice de acidentes com vítimas lesionadas ou com vítimas fatais de 22,04% caiu para 10%. Entendemos que a educação no trânsito é fundamental para essa redução, e que o mais importante é a consciência do usuário do trânsito, pois sabemos que apesar de todas as ações de fiscalização e/ou educação, o trânsito só muda quando o usuário decide mudar o seu modo de agir e pensar suas atitudes, seja como pedestre ou condutor. E vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mas esses números” diz Eliesio Miranda, Secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão.

image

Acidentes atendidos pela equipe do DMTT nos anos 2014 e 2015, conforme elaborado em Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – BOAT no período de Janeiro a Novembro, informando o total dos mesmos com danos materiais e severidade de vítimas.

Observa-se no gráfico acima que os acidentes com danos materiais no ano de 2015 em comparação com o ano de 2014 no período de janeiro a novembro, tiveram uma redução de 39,43%.

Já com relação a acidentes com vítimas lesionadas houve redução de 22,04% e os com vítimas fatais a redução foi 10% .

Verifica-se ainda, que o número de acidentes na sua totalidade no ano de 2015 no período de janeiro a novembro, comparado ao ano de 2014, houve redução de 34%.

A estimativa de pessoas abordadas diretamente em 2015 (2.400 em fevereiro, 600 em março, 1.840 em abril, 4.800 em maio, 2.600 em junho, 2.600 em julho, 1.050 em agosto, 2.950 em setembro, 900 em outubro, 2.174 em novembro, 2.000 em dezembro) pelo NET em campanhas educativas pela cidade é considerada satisfatória, afirmou o gestor da Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – Semsi, Eliesio Miranda.

Deixe seu comentário