O líder indígena Raoni Txucarramãe chegou nesta segunda-feira à França para buscar apoio na sua luta contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Pará, projeto que recebeu em junho o aval do governo.
Raoni desembarcou no aeroporto de parisiense de Roissy-Charles de Gaulle pela manhã, constatou um fotógrafo da AFP.
O cacique da tribo dos caiapós, que ganhou notoriedade no mundo inteiro por ter recebido em 1989 o apoio do cantor inglês Sting na sua luta pela proteção da Floresta Amazônica, recebeu da mão de uma ONG francesa um abaixo-assinado com mais de 100.000 assinaturas contra o projeto de Belo Monte.
A campanha foi lançada há mais de um ano pelo site raoni.com, baseado na França.
De acordo com a ONG, Raoni será recebido na prefeitura de Paris, onde receberá o título de cidadão honorário da capital francesa no dia 27 de setembro.
Apesar dos protestos de tribos indígenas e de ambientalistas, apoiados inclusive por James Cameron, diretor do filme ‘Avatar’, o governo brasileiro autorizou a construção da usina que seria a terceira maior hidrelétrica do mundo.
Fonte: Jornal do Brasil
3 comentários em “Cacique Raoni vai à França para buscar apoio contra Belo Monte”
Ele gosta de viver no mato, nada contra, mas nós temos nossas necessidades e não vai ser 0,00000001 da população que vai decidir o que podemos ou não fazer.
Vai fazer o que na França, lá eles tem mais de 90 usinas atômicas (risos) e a imprensa ainda dá corda pra isso.
esse cacique eh do casseta,heim!!!
vai pra franca,ele deveria eh ir pro mato cassa tatu.