Embora o sistema público de saúde seja universalizado no país, o brasileiro gasta 29,5% a mais do que o governo para ter acesso a remédios, consultas, planos de saúde, hospitais e exames. Pesquisa do IBGE mostra, pela primeira vez, que, enquanto o Estado tem um dispêndio de R$ 645,27 por pessoa, o gasto per capita das famílias fica em R$ 835,65. No país, 55,1% das despesas totais do setor são arcadas pelas famílias, contra 43,6% da administração pública.
Para o gerente do IBGE Ricardo Moraes, o desequilíbrio entre gastos de famílias e governo “se deve ao fato de a saúde no Brasil ser tão privatizada”. Especialistas dizem ainda que o quadro se agravou nos últimos oito anos, com o aumento da renda e o envelhecimento da população. “De um lado, temos a carência de serviço público de qualidade que empurra as pessoas para o privado e, de outro, milhões ascenderam socialmente e contrataram planos de saúde”, diz o economista Antônio Lacerda, da PUC-SP.
3 comentários em “Brasileiro gasta com saúde mais que o próprio governo”
If you really want you can look the other way and not talk about it. The real truth comes with being honest with yourself and your goals. This will lead to a sad and unfulfilling life.
I’m gone to tell my little brother, that he should also pay a quick visit this webpage on regular basis to take updated from hottest reports.
Sou leitor assíduo de seu blog.Se possível adiciona meu blog na sua lista de Blog. Jean Correa. http://jean-correa.blogspot.com/