Boato sobre morte de Oscar Niemeyer se espalha pelo Twitter

Continua depois da publicidade

Informações falsas dando conta de que o arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos, teria morrido na noite desta sexta-feira se espalharam pelo Twitter, gerando repercussão na imprensa nacional. Niemeyer permanece internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, segundo a instituição.

De acordo com o médico Fernando Gjorup, que visitou o arquiteto na manhã de hoje (10), Niemeyer está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos, mas se manteve a piora da função renal, motivo que levou à internação. Ainda não há previsão de alta.

O Terra falou com a assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, que afirmou que a informação da morte é falsa. O rumor surgiu com uma conta falsa que procura se assemelhar ao jornal O Estado de S. Paulo – o que confundiu muitos internautas.

URGENTE: Falece no Rio de Janeiro, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer. Em breve mais informações migre.me/bIM0O Niemeyer foi um dos maiores brasileiros. Morreu lutando por um mundo melhor. Camarada Niemeyer, descanse em paz.

O link reproduzido pelo fake @estadaos leva apenas a uma imagem de Zagallo segurando uma camisa da Seleção Brasileira com a numeração 2014. Alguns veículos de imprensa acreditaram na informação falsa e chegaram a publicar obituários do arquiteto brasileiro. Entre as personalidades que caíram no boato está a deputada federal Manuela D’Ávila – que, posteriormente, pediu desculpas a seus seguidores pelo equívoco.

Fonte: Portal Terra