Brasília – Após semanas de intensas articulações, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou na tarde de quarta-feira (23), o nome que seu grupo apoiará para a disputa à sua sucessão. Trata-se do líder do MDB na Câmara dos Deputados e também presidente nacional do partido, o deputado paulista Baleia Rossi. Além do MDB e do DEM — partidos de Rossi e Maia — integram o bloco 11 partidos: o Cidadania, Rede, PV, PSDB, PSL, PT, PDT, PSB e PCdoB.
A eleição na Mesa Diretora ocorre em 1º de fevereiro de 2021 após o recesso parlamentar. Ao participar do anúncio do nome de Baleia Rossi na disputa para a sucessão na presidência da Câmara, Rodrigo Maia ressaltou mais uma vez a convergência entre os partidos na defesa da democracia.
“Vamos buscar unificar mais o nosso bloco com a certeza de reunir em fevereiro as condições de eleger o presidente e garantir a independência da Câmara e um novo projeto, um novo ciclo e um novo líder”, disse Maia.
Na eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes. Baleia Rossi é o segundo a lançar candidatura ao cargo oficialmente. O líder do PP, deputado Arthur Lira (PP-AL), também já anunciou sua candidatura ao comando da Câmara, com o apoio do PP, PL, PSD, Solidariedade, Patriota, Avante, Pros e PSC e Republicanos.
Baleia Rossi afirmou que sua candidatura tem o apoio de diferentes partidos, de amplo espectro ideológico, e mostra que a Câmara livre e independente é o melhor para o País. Ele ressaltou o papel de Rodrigo Maia em garantir o protagonismo da Casa, sobretudo nos últimos dois anos.
“Como dizia Ulisses Guimarães, tenho ódio e nojo das ditaduras e o que nos une, neste momento, é a defesa intransigente da nossa democracia, do nosso Estado Democrático de Direito, das nossas liberdades, do respeito às minorias”, declarou.
Desistência
O nome de Baleia Rossi foi anunciado como candidato do bloco formado por 11 partidos após a desistência do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) em concorrer à presidência da Câmara pelo grupo. PT, PSB, PDT e PCdoB divulgaram nota em que afirmam que vão ouvir as propostas do deputado e que vão continuar buscando unidade de ação para “garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro”.
Por telefone o deputado federal José Priante (MDB-PA) hipotecou incondicional apoio à candidatura do colega, “é um nome que agrega todas as correntes da Casa”, declarou.
A reportagem não conseguiu falar com a deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA), mas pelo histórico do partido, a bancada da legenda sempre vota unida em torno de uma candidatura que compõe sua fileiras.
Baleia Rossi Baleia Rossi (MDB-SP) tem 48 anos de idade e chega à disputa com o cacife de ser o presidente nacional do MDB, quinto maior partido da Câmara, com 34 deputados. Assim como Maia, ele também é “herdeiro político” do pai.
Foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2014. Já foi deputado estadual por três mandatos. É líder do MDB desde 2016 e também já foi titular das comissões de Constituição e Justiça; e de Viação e Transportes. É autor de diferentes propostas. Entre elas, a da Reforma Tributária (PEC 45/2019) atualmente em debate na Câmara e que não avançou sob a presidência de Rodrigo Maia.
Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília