Arcon alerta que fim do prazo para concessão de Interpass será 18 de junho

A Carteira do Interpass é concedida aos alunos que se deslocam do município onde residem para estudar em outras cidades do território paraense. Os alunos matriculados nos municípios do interior do estado devem entregar a documentação para o cadastro nas suas respectivas instituições de ensino, responsáveis por encaminhar os dados dos estudantes à Comissão Gestora Tripartite da Meia-Passagem Intermunicipal (Cogmep)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Vai encerrar, no dia 18 de junho, o prazo de conclusão do cadastramento da 1º via dos alunos que têm direito à meia-passagem estudantil no transporte intermunicipal, o Interpass. Por isso, a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) e a Comissão Gestora Tripartite da Meia-Passagem Intermunicipal (Cogmep) alertam para a data final, para que os alunos não fiquem prejudicados.

O benefício é concedido aos alunos que se deslocam do município onde residem para realizar os estudos em outra cidade do território paraense. Os estudantes matriculados nas instituições de ensino cadastradas e situadas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba devem se dirigir ao escritório da Cogmep, localizado no Terminal Rodoviário de Belém, após agendamento para o atendimento presencial.

Já os alunos matriculados nos demais municípios do estado podem entregar a documentação para o cadastro nas suas respectivas instituições de ensino, responsáveis por encaminhar os dados dos estudantes à Cogmep, para o andamento do processo de produção da carteirinha do Interpass. A diretora de Controle Tarifário e Financeiro da Arcon-Pa, Denise Pimenta, explica que a Agência é a responsável financeira pela produção da carteira da meia passagem estudantil confeccionada pela Prodepa. “Pedimos às instituições e aos alunos que fiquem atentos ao envio dos dados do cadastro até o prazo final para que a confecção das carteiras ocorra em tempo hábil, facilitando a rotina de estudos dos alunos”, orienta a diretora.

Para adquirir o benefício do Interpass, o estudante da rede pública de ensino deve entrar em contato com a Cogmep ou com a instituição de ensino dele, apresentando os seguintes documentos: duas fotos 3×4, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (contas de água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Enquanto os universitários da rede privada de ensino precisam apresentar um comprovante de renda (própria ou do responsável, de até dois salários mínimos) e declaração de que o aluno se encontra regulamente matriculado. Ele ainda precisa apresentar cópias da identidade, CPF, contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta) e recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno ou de seu responsável financeiro.

O requerimento para o aluno solicitar o cadastramento para o Interpass está disponível no site da Arcon: www.arcon.pa.gov.br. O aluno deve imprimir o requerimento e, após preencher os dados, levar na sua instituição de ensino para que seja carimbado e assinado e, em seguida, apresentar à Cogmep para dar início ao processo do cadastramento.

Tina DeBord – com informações da Agência Pará

Publicidade