Apicultores de Marabá e região recebem treinamento da Adepará

Programação passa por Canaã dos Carajás, Parauapebas e Floresta do Araguaia ao longo da semana

Continua depois da publicidade

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que atuam no Programa Estadual de Saúde das Abelhas, chegaram à região sudeste nesta terça-feira (9), para uma semana de atividades direcionadas a apicultores e meliponicultores. Os fiscais agropecuários realizam ações em quatro municípios, levando informações sobre prevenção de doenças e pragas em colmeias.

A programação começou hoje em Marabá, e prosseguirá ao longo da semana em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Floresta do Araguaia, por meio de encontros com apicultores e meliponicultores, cadastro de apiários e meliponários e reuniões técnicas.

De acordo com a gerente do programa, fiscal agropecuária Samyra Albuquerque, o cadastro agropecuário é a base da defesa sanitária, pois permite realizar o controle e a erradicação de doenças e pragas, que podem entrar no estado e dizimar as colmeias.

“O cadastro permite o controle da sanidade e do trânsito das abelhas, e ainda traz benefícios ao criador que deseja comercializar o mel, direcionando seu produto para um estabelecimento de beneficiamento registrado, para comercialização. Sem o cadastro, a atividade encontra-se na clandestinidade, ou seja, não é reconhecida. O produto não agrega valor, e o criador acaba deixando de lucrar com a atividade”, ressalta a fiscal agropecuária.

Programação

  • Canaã dos Carajás – 10 de maio, 9h
    Local: Usina da Paz, na Avenida D, bairro Ouro Preto, sede municipal de Canaã dos Carajás
  • Parauapebas – 11 de maio, às 9h
    Local: Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), na Rodovia Faruk Salmen, Quadra 01, lotes 01 a 08, bairro Porto Seguro
  • Floresta do Araguaia – 12 de maio, às 9h
    Local: SindSaúde, na Rua 9, n° 1177 – Centro, próximo à Casa da Alegria