APAE comemora três anos em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

Já são três anos de existência, lutas e grandes conquistas da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Canaã dos Carajás. O aniversário foi comemorado na sede da entidade, na tarde desta quinta-feira (22), e contou com a presença de alunos, pais e voluntários. Um bolo homenageando a instituição de caridade foi cortado por Dona Maria, a primeira mãe a ser atendida pela entidade. Em uma oração emocionada, a mãe agradeceu o trabalho da APAE e foi quem recebeu o primeiro pedaço de bolo.

No ano passado, a instituição ganhou, através de emenda parlamentar do vereador Dionísio Coutinho, um veículo para atender à demanda por transporte. Já no início deste mês, a APAE assinou, com a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, um convênio no valor de R$ 15 mil mensais, o que totalizará, ao fim do ano, R$ 180 mil. Na ocasião, a presidente Andreia Santos afirmou que o convênio é um sonho realizado e que a entidade lutaria para construir, ainda este ano, o seu prédio próprio.

Na tarde de comemoração, Andreia falou: “O coração bate forte neste momento, já até me emocionei ainda há pouco. A APAE vem crescendo e a nossa demanda também: nós estamos fazendo um trabalho junto a essas pessoas especiais, com o apoio da comunidade. Todo mundo é bem-vindo e todo mundo deve vestir a camisa da APAE para que possamos dar qualidade de vida a essas crianças. Hoje nós recebemos mais três voluntários que vieram de Marabá para nos ajudar, e nós necessitamos ainda mais disso; qualquer um pode participar, este trabalho é muito importante.”

IMG_2570

Gladis Freitas, coordenadora da instituição na cidade, também falou sobre a data: “Esse é um dia de muita alegria. Apesar de todas as dificuldades, hoje a gente está bem melhor do que antes: hoje temos voluntários também abraçando a causa.” A coordenadora também lembrou que, apesar das conquistas, ainda há muito o que se fazer no município: “Ainda não conseguimos atender todas as crianças especiais da cidade; ainda não temos estrutura para isso. Queremos atender 50 crianças este ano. Temos três técnicas trabalhando, mas ainda não supre toda a demanda da cidade. Vamos continuar na busca de mais conquistas.”

De forma entusiasmada, voluntários, pais e alunos cantaram os parabéns para a instituição. Logo após o cântico, todos puderam se servir do delicioso bolo preparado para a data. Sabendo das grandes conquistas que ainda estão por vir, o trabalho da instituição continua. A certeza é que os “anjos enviados por Deus”, como definiu Dona Maria, estão bem amparados com o belíssimo trabalho prestado por estes voluntários.