Antonov AN-124 fará volta ao mundo antes de voltar a Belém; veja a decolagem

A visita de um dos maiores aviões do mundo em Belém irá acontecer de novo em breve, e o piloto conta detalhes da operação que dá volta ao mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Dmytro Antonov é piloto de testes da empresa que leva o nome de sua família e tem um vlog onde conta a rotina dos voos pelo mundo da tripulação dos maiores aviões comerciais da Terra.

Uma delas, um Antonov AN-124, chegou a Belém na última quinta-feira trazendo equipamentos de mineração para a mineradora Vale, que incluíam brocas de perfuração e também peças para os maiores caminhões do mundo, que operam na maior mina à céu aberto do globo, a de Carajás.

E para este trabalho hercúleo, é necessário um avião tão grande quanto o AN-124 Ruslan, que foi escalado para a missão. A bem da verdade, esse é o segundo maior jato cargueiro do mundo, ficando atrás apenas do AN-225 Myria, “seu irmão caçula” que é o maior avião comercial do globo.

Os equipamentos da Vale estavam na Austrália e o AN-124 trouxe a carga passando pela Oceania, Ásia, Europa, América do Norte e, finalmente chegou, em Belém, seguindo o sentido do sol. Apesar do seu tamanho, quando carregado o Ruslan não tem tanto alcance, sendo necessárias várias paradas.

Depois de Belém o jato seguiu para Cancún, no México, e depois para Honolulu, de onde saiu hoje para Melbourne, na Austrália, cruzando cinco fusos horários por viagem.

Na Austrália a aeronave será carregada e deve fazer a mesma rota, chegando em Belém novamente apenas no dia 3 de março. Além dele, um outro AN-124 chegará também na capital paraense no dia 6. O jato que faz a volta ao mundo tem matrícula UR-82008, e você pode acompanhar o trajeto, em tempo real, de mais de 50 mil km clicando aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=uYPMRwAKdOo

Fonte: Aeroin