Notícias

Alumina Rondon, principal investimento da Votorantim Metais no Brasil, é apresentado aos membros do COEMA

Representantes da Votorantim Metais e membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA se reuniram na manhã desta quarta-feira (18/09), na sede da Federação das Indústrias do Estado Pará …

20130918_093525Representantes da Votorantim Metais e membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA se reuniram na manhã desta quarta-feira (18/09), na sede da Federação das Indústrias do Estado Pará – FIEPA, para apresentação do Alumina Rondon, projeto que prevê a implantação de refinaria de alumina integrada com mina de bauxita em Rondon do Pará. Além de apresentar detalhes do empreendimento e do processo industrial desde a extração da bauxita até a produção da alumina, a oportunidade serviu para discutir os programas de mitigação de impactos ambientais e sociais, as alternativas logísticas para escoamento da produção e as ações que já estão sendo desenvolvidas pela empresa no município para promoção do desenvolvimento local.

A reunião foi uma solicitação do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiepa e teve como objetivo central discutir o projeto mineral, que após a realização das audiências públicas ocorridas em abril nos municípios de Rondon do Pará e Dom Eliseu, encontra-se sob análise técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA. O encontro contou com a presença da prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher; da Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração – SEICOM, Maria Amélia Enríquez; do Presidente da Fiepa, José Conrado; conselheiros do Coema e representantes da Votorantim Metais e da SEMA.

Enquanto aguarda a Licença Prévia a empresa está desenvolvendo uma série de iniciativas em parceria com a Prefeitura Municipal de Rondon do Pará e instituições como Fiepa, Sebrae, Ministério da Educação, IFPA, Senar e Senai. “Várias parcerias foram firmadas visando à implantação da Agenda do Desenvolvimento Local que prevê capacitação de mão de obra local e de fornecedores, qualificação empresarial de micro e pequenas empresas, modernização da gestão pública, planejamento físico territorial, projetos de saneamento e suporte técnico para implantação do programa Minha Casa, Minha Vida no município”, explica Sérgio Oliveira, coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon.

Ainda no Pará, a Votorantim Metais assinou Protocolo de Intenções com a SEICOM para estabelecimento de um programa de cooperação e intercâmbio para implantação do Plano de Atração de Novos Negócios no Pará e firmou parceria com a Gaspará para viabilizar o gás natural no estado. “É um trabalho contínuo. Estamos atuando junto à Prefeitura Municipal e instituições parceiras para proporcionar ao município Rondon do Pará infraestrutura adequada para receber o Alumina Rondon e pessoal capacitado para atuar não apenas no projeto, mas no mercado de trabalho da região”, complementa Sérgio.

Sobre o Alumina Rondon
O Alumina Rondon é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil. Prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com mina de bauxita, um dos seus grandes diferenciais quando comparado a outros empreendimentos da cadeia do alumínio no Pará.

Com previsão de início da operação em 2017, o Alumina Rondon é um investimento de R$ 6,6 bilhões da Votorantim Metais. A expectativa é que o empreendimento gere em média mais de 6.000 postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados. A contratação, a capacitação e a qualificação da mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais.

Sobre a Votorantim Metais

Empresa global do Grupo Votorantim, com atuação de destaque nos mercados de níquel, zinco e alumínio. Possui unidades no Brasil, Peru, Chile, Estados Unidos e China. A empresa está entre os dez maiores produtores mundiais de zinco, é o maior produtor de níquel da América Latina e possui o maior complexo integrado de alumínio, ocupando o papel de liderança no cenário econômico brasileiro, como maior produtora de alumínio primário do país. Somente a unidade de São Paulo tem capacidade para produzir 475 mil toneladas anuais do produto. A produção é destinada para atender ao mercado interno de construção civil, eletricidade, embalagens, bens de consumo e transporte.

No Brasil são 11 unidades industriais e sete minas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. No exterior, a Votorantim Metais possui a refinaria de zinco em Cajamarquilla, no Peru, e participação na Companhia Mineradora Milpo, com unidades no Peru e Chile. Com isso, a VM tem aproximadamente 10 mil funcionários. Além dos investimentos em expansões, a VM destina parte de seus recursos para projetos sociais, ambientais, culturais e de segurança. Somente em 2012 foram investidos aproximadamente 11 milhões de reais em cerca de 50 projetos sociais.

Deixe seu comentário