Aeroporto de Belém realiza batismo de aeronaves em homenagem ao Círio de Nazaré 

Entre os dias 3 e 16 de outubro, devem passar pelo aeroporto paraense cerca de 126.763 mil passageiros, entre embarques e desembarques.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

No próximo dia 10 de outubro, a capital paraense celebra uma das principais manifestações culturais do Brasil e do mundo. Realizado há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré reúne anualmente mais de dois milhões de devotos de Nossa Senhora de Nazaré, de acordo com a Arquidiocese de Belém.  

Para dar as boas-vindas ao Círio, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro irá recepcionar, na próxima terça-feira (5/10), os passageiros. A chuva de bênçãos nas aeronaves será uma homenagem conduzida pelos bombeiros militares que atuam no aeroporto. Serão 3 batismos de aeronaves com jatos d´água. A ação vai ocorrer entre 11h e 12h e contemplará os voos 2004, da Azul, 3358, da Latam e 1896, da Gol.  

Para criar um cenário festivo, os visitantes, após o desembarque, poderão contemplar peças decorativas alusivas ao Círio, além de uma roda gigante de quatro metros de diâmetro, todas confeccionadas com miriti, produto tropical da região extraído do buritizeiro. As ações em Val-de-Cans são frutos de parceria entre a Infraero e a Secretaria de Turismo do Pará (Setur). 

Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o terminal não será palco da tradicional romaria. O superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, lembra da importância do Círio para a cidade e para todo o Brasil. “Adotamos protocolos rígidos para garantir a segurança de todos os passageiros e dos profissionais que aqui trabalham e compõem nossa comunidade aeroportuária nesse momento de pandemia. Para evitar aglomerações, não faremos os tradicionais festejos dentro da área do aeroporto”, disse. 

Expectativa de movimentação 

Entre os dias 3 e 16 de outubro, devem passar pelo aeroporto paraense cerca de 126.763 mil passageiros, entre embarques e desembarques. No período, devem ocorrer 910 operações, entre pousos e decolagens. No mesmo evento do ano passado, foram contabilizados 91.303 mil passageiros e 775 operações. Em 2019, antes da pandemia, foram contabilizados 139.459 mil passageiros e 1.107 operações. 

Conforto e segurança   

Para atender aos usuários e garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes, a Infraero adota uma série de medidas adicionais em períodos de grandes movimentações, como o Círio de Nazaré. Entre elas, estão o reforço do quadro de limpeza, higienização, intensificação do monitoramento de equipamentos como esteiras e ar condicionado, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção.   

Na oportunidade, o Aeroporto de Belém ainda conta com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), do 27º Batalhão da Polícia Militar de Belém e do serviço de vigilância terceirizado que atua no local. Além disso, cerca de 35 alunos do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio receberam treinamento de capacitação da Infraero para atuarem no terminal entre os dias 4 e 15 de outubro, das 11h às 17h, auxiliando na prestação de informação aos passageiros e usuários.