Esportes

ADVP inicia nesta quarta-feira sua caminhada no Regional Centro-Norte de Futebol de 5

O time da Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas (ADVP) embarcou nesta terça-feira (23) para a cidade de Trindade-GO, em busca de um bom resultado no Regional Centro-Norte de Futebol de 5. O grande objetivo da equipe do município é conquistar uma das vagas para o Campeonato Brasileiro da Série B. Para alcançar sua meta, o time da ADVP pegou pesado nos treinamentos e o último trabalho foi realizado no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio.

Antes de treinar no moderno piso do ginásio da cidade, a turma da ADVP realizou trabalhos desde o mês de janeiro nas quadras das escolas Paulo Fonteles, João Prudêncio e Cecília Meireles. O grupo de Parauapebas está formado por nove jogadores, sendo a maioria do próprio município e depois de todo o esforço, o sonho agora é de buscar o acesso para o Brasileirão.

“Nós estamos aproximadamente três meses treinando na academia e agora estamos pegando firme na reta final no treinamento na quadra com a bola que é muito importante, essencial para o cego jogar o coletivo para que possamos ter uma boa aquisição dos passes, das jogadas, para chegar bem na competição”, afirmou Ivan Farias, ala da ADVP, que veio da cidade de Vigia de Nazaré.

O time também conta no elenco com atletas destaques como Rayfran Pontes, que atua de fixo da ADVP. Além de atuar no time de Futebol de 5 da cidade, o atleta pratica judô para deficientes visuais, onde com a Seleção Brasileira foi campeão mundial. Outro jogador que chegou para reforçar a ADVP foi o atleta Cláudio Monzón, que é natural da Argentina e mostrou que tem boa técnica nos treinamentos.

“O objetivo nesse campeonato é de conseguir uma das duas vagas que serão ofertadas do Regional Centro-Norte para a Série B e a partir do segundo semestre começar a disputar o Campeonato Brasileiro da Série B, que é a Copa Caixa de Futebol de 5. Posteriormente se conseguir fazer uma boa segunda divisão chegar a Série A de Futebol de 5”, disse o técnico Jonatas Gomes da ADVP.

A Prefeitura Municipal de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), está dando todo o apoio necessário para o time da ADVP fazer um bom Regional Centro-Norte de Futebol de 5, fornecendo o uniforme padrão completo para todo o elenco e indo além com passagens e hospedagens para a cidade de Trindade, que fica apenas 16 km da capital Goiânia.

“É importante enquanto governo nós podermos contribuir nas diferentes modalidades, também chegar as pessoas com deficiências. É um trabalho a longo prazo que a gente vem buscando junto com eles e eles tem buscado junto ao governo e nesse momento a gente conseguiu se organizar junto com ADVP para eles participarem desse campeonato”,  falou Laoreci Diniz, secretário da Semel. 

Por Fábio Relvas

Deixe seu comentário