Última rodada do 2º turno do Parazão 2015 promete fortes emoções para os clubes que brigam por vagas na semifinal

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

Re x Pa 2Devido aos compromissos de Remo e Paysandu pela Copa Verde e Copa do Brasil, alguns jogos do 2º turno do Parazão 2015 tiveram suas datas alteradas com adiamento de partidas. É o caso dos jogos entre Cametá x São Francisco, que sem enfrentam pela 4ª rodada nesta terça-feira (7), às 20h, no Parque do Bacurau; e Paysandu x Parauapebas, que duelam ainda pela 2ª rodada nesta quarta-feira (8), às 20h30, na Curuzu, em Belém.

As emoções do returno ficarão mesmo para a 5ª e última rodada, que será realizada no próximo domingo (12), com todos os jogos no mesmo horário, às 16h. O Parauapebas recebe o Cametá no estádio Rosenão; o Paysandu encara o São Francisco na Curuzu; Paragominas e Remo vão para o tudo ou nada na Arena Verde; o Independente terá pela frente o Gavião no Navegantão; e Tapajós fica frente a frente com o Castanhal no Barbalhão.

Situação dos times

Parauapebas: O PFC tem apenas dois pontos no returno, mas ainda tem chances matemáticas de avançar para a semifinal do returno. Para isso acontecer o Trem de Ferro precisa vencer o Papão em Belém e o Mapará em Parauapebas, e ainda torcer contra o São Francisco e o Clube do Remo, líderes do Grupo A1. A boa campanha do time da capital do minério no 1º turno, poderá credenciar a equipe para uma possível vaga na Copa do Brasil e Copa Verde de 2015. Na classificação geral, o Parauapebas tem 15 pontos, sendo o 2º colocado. Lembrando que os três melhores classificados garantem vaga nas competições nacionais.

Remo: O Leão não terá vida fácil na partida contra o Paragominas na Arena Verde. O Remo precisa vencer, ou até mesmo empatar, dependendo de outros resultados, que garante vaga na semifinal. Uma derrota pode significar a eliminação precoce da equipe no Parazão e ainda por cima ficar sem calendário para o segundo semestre.

Paysandu: O Papão vem com ânimo renovado para as duas últimas partidas do returno. Com seis pontos, o bicola poderá assumir a ponta do Grupo A2. Basta vencer o Parauapebas e São Francisco dentro da Curuzu que chegará a 12 pontos, não sendo alcançado por nenhum adversário da chave.

Independente: O Galo Elétrico, campeão do 1º turno, está de olho no título do returno para garantir de vez a conquista do Parazão e conquistar a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D. O time de Tucuruí terá pela frente o Gavião Kyikatejê, já eliminado e rebaixado. Mas para conquistar a vaga na semifinal do returno, o Independente precisa vencer e torcer por tropeços de São Francisco e Remo.

Paragominas: Por ironia do destino, mais uma vez o Jacaré terá pela frente o Clube do Remo em um jogo decisivo. Foi assim em 2013, quando as equipes duelaram na semifinal do returno daquele ano. Melhor para o Paragominas, que eliminou o Leão e decidiu o campeonato com o Paysandu, ficando com o vice. Se vencer, o Jacaré não vai depender de nenhum resultado para avançar, caso contrário, ficará dependendo de resultados negativos de Paysandu e Cametá

São Francisco: Matematicamente o São Francisco depende só de suas forças para avançar. Mas o Leão santareno não terá vida fácil, já que disputará os dois jogos restantes fora de casa, contra Cametá e Paysandu. Se vencer as duas partidas, a equipe se garante na semifinal. Uma vitória e uma derrota, também classifica os azulinos de Santarém. Na pior das hipóteses, uma derrota e um empate, ou dois empates, dependendo dos resultados de Remo e Independente, também poderá servir.

Cametá: Para o Mapará sobreviver na competição, terá que superar o São Francisco no Parque do Bacurau, e buscar outro resultado positivo contra o Parauapebas no Rosenão. Mas ainda não é somente vencer para a situação ser cômoda para os cametaenses. O Mapará precisa secar o Paragominas, Paysandu e o Tapajós, para então sonhar com uma vaga na semifinal.

Tapajós: O Boto está quase na mesma situação do Mapará, mas tem apenas um jogo para realizar diante do já rebaixado Castanhal no estádio Barbalhão. Para ainda sonhar com a semifinal do returno, o Tapajós, além de vencer o Japiim da Estrada, terá que torcer e muito pelos resultados negativos de Paysandu e Cametá. O Boto não alcança mais o Paragominas, já que o Jacaré tem oito pontos e o time de Santarém apenas quatro, podendo chegar somente a sete pontos.

Gavião: Pelo segundo ano consecutivo, o Gavião Kyikatejê disputa a elite do Parazão, e pela segunda vez é rebaixado. Já eliminado da competição, o time indígena jogará para cumprir tabela diante da equipe do Independente no estádio Navegantão. O único motivo que o time tem para comemorar, é a artilharia da competição. O atacante Monga é o artilheiro com seis gols marcados e pretende aumentar o número contra o Galo Elétrico.

Castanhal: Um dos mais tradicionais times do interior no Campeonato Paraense, onde já foi até vice-campeão, em 2000, perdendo o título para o Paysandu, o Castanhal realiza sua pior campanha na história do Parazão. O Japiim da Estrada é o lanterna na classificação geral com apenas três pontos conquistados. Os castanhalenses não venceram nenhuma partida na competição, foram cinco derrotas, três empates e o inevitável rebaixamento para a segundinha. O time vai tentar quebrar o tabu de vitórias e apagar essa mancha na história do clube diante do Tapajós.

Classificação do 2º turno do Parazão:

image

Deixe seu comentário

Posts relacionados