Inverno

Continua depois da publicidade

Mesmo com a paralização da forte chuva que caiu durante toda a noite em Parauapebas, o Igarapé Ilha de Coco está subindo rapidamente e já provoca um grande corre-corre nos cidadãos que moram às margens do mesmo. No bairro Rio verde os alunos da Escola Eduardo Angelim foram dispensados pois a água já ocupa parte da escola.

A Secretaria de Educação comunicou agora a pouco que não haverá aulas no dia de hoje, dispensando os alunos.

enchente (57)       

O fato é que deve ter chovido muito na cabeceira do rio o que provocou o alagamento de boa parte da cidade, visto que o “Sebozinho”, como agora é conhecido devido a sujeira e poluição, subiu e continua a subir rapidamente desde as primeiras horas da manhã.

enchente (42)

Na Rua Rio de Janeiro a ponte está praticamente coberta pelas águas do igarapé e durante a manhã um cidadão, que tentava ajudar voluntariamente no socorro das pessoas que moram nas áreas alagadas, caiu no rio e quase se afoga, não fosse uma casa de madeira, já alagada, ele teria sido levado pela forte correnteza. Momentos depois de ser resgatado por populares, a casa que o abrigou desmoronou e foi levada pelas águas.

Dezenas de voluntários ajudavam às famílias daquela região que tentavam resgatar objetos pessoais e utensílios do lar e em muitas das vezes, salvar a própria vida . A defesa civil não apareceu e o Corpo de Bombeiros chegou quando nada mais se podia fazer, mostrando o descaso pelos menos favorecidos. Segundo alguns populares, chegou, deu uma olhada e se mandaram.

enchente (8)

Os desabrigados estão alugando carros para retirarem seus pertencem pois até o momento ninguém da Prefeitura Municipal de Parauapebas apareceu no local para cumprir com a obrigação.

Em contato, via MSN, agora a pouco com um morador próximo da ponte, me foi relatado que a água chegou até o posto de combustíveis que perdeu todo o estoque. Ainda segundo o morador, as lojas da região estão todas alagadas e o prejuízo é incalculável. Ele mesmo,proprietário de uma motocicleta, teve que arrastá-la para o segundo andar de sua residência.

Fotos: Pebinha de Açúcar