Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional acontece em Parauapebas

O evento é promovido pelo FNDE com o objetivo de promover ações que estimulem a alimentação saudável, além de dar visibilidade às práticas de educação alimentar e nutricional

O objetivo do evento foi ensinar, principalmente às mães, como alimentar os filhos, priorizando sempre as frutas e evitando os alimentados processados, dando assim a oportunidade de crescerem com mais saúde. Assim foi realizada na, manhã desta quarta-feira (26), na Escola Municipal de Ensino Infantil “Leide Maria Torres”, a quarta e última etapa da 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. O evento trouxe como tema “Envolvimento da família na alimentação escolar. Vamos aprender juntos!”.

Rosangela Sousa é mãe de duas crianças, uma delas estuda na rede pública de ensino, Segundo ela, o evento é de grande importância, pois traz orientações indispensáveis para a saúde dos filhos e de toda a família. “Através da alimentação poderei evitar várias doenças em meus filhos, inclusive a obesidade”, avalia Rosângela, admitindo que os filhos resistem em aceitar as mudanças, mas, com paciência e ensinando desde o início, eles se acostumam.

Falando em obesidade, a nutricionista Elisângela Silva mensura que, pelo menos 20% das crianças em idade de educação infantil (de 0 a 3 anos de idade) já apresentam sinais de obesidade, o que pode, segundo ela, ainda ser corrigido com boa alimentação. “Em todo o mundo houve uma troca de desnutrição por obesidade e foi isto que nos motivou a realizar esta Jornada de Educação Alimentar e Nutricional”, detalha ela, avaliando a resposta das famílias como boa e dizendo ter superado as expectativas, tendo a participação de irmãos, tios, avós e os pais, o que possibilitou com que passasse a mensagem não apenas aos alunos, mas, sim para toda a família da comunidade escolar.

Sobre o evento

Educadores, coordenadores, merendeiras, familiares, alunos e servidores da Divisão da Educação Escolar (DAE) participaram da ação que valorizou alimentos regionais dos estados do Pará e Maranhão. Além da discussão em torno da alimentação saudável, a programação contou ainda com apresentações culturais.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de promover ações que estimulem a alimentação saudável, além de dar visibilidade às práticas de educação alimentar e nutricional já desenvolvidas em escolas públicas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Deixe uma resposta