Parauapebas

13º Festival Junino Jeca Tatu começa na quarta-feira, 24 e presta homenagem a Mestre Lucindo do Carimbó

Festa junina? Tem, sim senhor! Está tudo preparado para o 13º Festival Junino Jeca Tatu que vai acontecer de 24 a 28 de junho, na Praça de Eventos, Cidade Nova. …

Festa junina? Tem, sim senhor!

Está tudo preparado para o 13º Festival Junino Jeca Tatu que vai acontecer de 24 a 28 de junho, na Praça de Eventos, Cidade Nova.

O festival realizado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), traz como homenageado este ano, Mestre Lucindo, um ícone da cultura paraense, conhecido internacionalmente como o poeta do carimbó.

A programação começa na quarta-feira, 24, com a carroçada. As agremiações juninas, compostas por cerca de mil dançarinos percorrerão as principais avenidas da cidade em carroças, convidando a população para prestigiar o Arraial Jeca Tatu. A concentração acontecerá a partir das 14h, na Praça do Guanabara, com saída marcada para às 16h.

No decorrer dos quatro dias de festa, haverá competição de 21 quadrilhas dividas nos estilos Caipira, Salão e Estilizadas e o 11º Concurso de Miss Caipira Gay.

Shows com Paulo Uchôa, Monteirinho e Juquinha do Acordeon, Banda Nó Di Aroeira, Vamberto e Banda apresentações do grupo de Expressão Cultural Retumbá e do grupo folclórico Raízes Parauara também prometem animar o 13º Festival.

Segundo o presidente da Liajup, Carlos Magno, este ano, o Festival traz novidades como a participação de quadrilhas de cidades vizinhas e da zona rural, a competição de Casamento na Roça e comissão exclusiva para a avaliação das performances que serão apresentadas durante o concurso de Miss Caipira Gay.

Dentre as novas atrações também estão o Memorial Mestre Lucindo, um museu do carimbó, que trará exposição de material que resgata a trajetória do autor de mais de 3 mil composições do carimbó paraense.

A estrutura vai contar ainda com a Casa do Artesão e a Casa do Caboclo, com exibição de vídeos em telão e literatura em cordel. ”Assim como em anos anteriores, o apoio da Prefeitura tem sido muito importante para realização do festival que já faz parte do calendário de eventos culturais da cidade”, reconhece Carlos Magno.

Programação

24/06 – Quarta-feira

14h – Concentração da Carroçada na Praça do Guanabara, com saída às 16h

19h – Chegada à Praça de Eventos na Cidade Nova

20h – Show de Ivan Cardoso – Arraial

21h – Concursos Miss Caipira, Jeca, Casamento na Roça e Miss Caipira Gay

21h – Show de Ivan Cardoso

25/06 – Quinta-feira

20h – Apresentação de Quadrilhas Juninas de Salão e Estilizadas

21h – Show Paulo Uchôa – Xote Bragantino

23h – Vamberto e Banda

26/06 – Sexta-feira

20h – Apresentação de Quadrilhas Juninas Caipiras

21h – Apresentação do Grupo Folclórico Raízes Parauara

23h – Show do Juquinha do Acordeon

27/06 – Sábado

20h – Apresentação de Quadrilhas Juninas Caipiras

21h – Apresentação do Grupo de Expressão Cultural Retumbá

23h – Show de Monteirinho do Acordeon

28/06 – Domingo

20h – Apresentação de Quadrilhas Juninas Campeãs e entrega de premiações

21h – Show da Banda Nó Di Aroeira

Deixe seu comentário