O futebol amador da cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, é um dos mais fortes e acirrados de todo o estado. O município vai ganhar mais uma competição que promete movimentar grandes jogadores, com possibilidade de surgimento de mais times. Trata-se da primeira edição do Copão de Futebol de Várzea, que terá início neste final de semana, com partidas ao longo do sábado (3) e do domingo (4), no campo do Cipasa, localizado no Bairro Alvorá, que conta com uma infraestrutura de lazer completa.
Para que o Copão fosse possível, foi criada a Liga Esportiva de Várzea de Parauapebas, que ficará responsável pela elaboração do Campeonato Municipal de Futebol de Várzea – dividido em Séries A e B, será um marco para o futebol local. O primeiro Copão vai definir as divisões de cada equipe que vai participar da competição neste ano: entre os 32 times participantes, os vencedores dos confrontos vão disputar a Série A, enquanto os derrotados estarão na Série B do Campeonato Municipal de Várzea.
“Neste fim de semana começará o Copão que dará início a esse grande projeto da Série A e Série B do Campeonato Municipal de Várzea. Estamos com 32 times que vão estar jogando com partidas de ida e de volta, o chamado mata-mata. Desses 32, os 16 que passarem ficarão na Série A e os 16 que não passarem ficarão na Série B, assim dando continuidade ao Campeonato Municipal de Várzea. O Copão chegará ao fim tendo o campeão, com certeza, e no próximo ano também teremos esse Copão para dar oportunidade para outras quatro equipes subirem para a Série B,” afirmou Magno Real, presidente da Liga Esportiva de Várzea de Parauapebas.
A competição vai reunir grandes times com atletas de alto nível que disputam competições dentro do município, como o Campeonato Municipal da primeira e segunda divisões de futebol de campo, e Campeonato Municipal de futsal. Um dos jogos mais esperados do 1° Copão de Futebol de Várzea será o confronto entre os times 100 Compromisso e Parma Esporte Clube, que promete ter uma qualidade técnica diferenciada pela formação de ambas as equipes, sendo que apenas uma delas ficará na Série A.
“Está sendo aguardado como o jogo mais esperado desse Copão pela qualidade técnica dos dois times, com vários atletas de alto nível. O dono do 100 Compromisso é nosso amigo, mais conhecido como Bodó, formando uma excelente equipe para esse Copão. Temos o Renê, presidente do Parma, que também formou uma grande equipe para esse Copão. Estarão duelando para saber quem fica na Série A e Série B,” enfatizou Magno Real.
O presidente da liga finaliza enfatizando o papel das equipes para a realização do evento: “Também temos vários times bons que contrataram bastante para esse Copão e espero que dê tudo certo e que seja uma grande competição. Agradeço a todos os presidentes que estão nos ajudando. Todo o recurso que estamos conseguindo é através deles, das inscrições e outros meios – eles estão contribuindo com a gente para podermos estar realizando esse Copão. Agradeço a essa oportunidade”.