Onça parda invade o Núcleo Urbano de Carajás. População está em alerta

Continua depois da publicidade

suçuarana..[1]O entorno do Núcleo Urbano Carajás, onde residem parte dos funcionários do Complexo de Carajás, tem uma cerca de tela com aproximadamente 7 km de extensão e 4,5 metros de altura. Cercar o perímetro foi a atitude tomada pela direção da mineradora Vale depois que uma onça atacou uma criança há alguns anos. Essa semana, devido as chuvas nas regiões baixas e a procura por pontos mais altos, uma onça parda (conhecida por suçuarana, puma brasileiro, etc), que está em extinção, entrou na área do Núcleo Urbano de Carajás e vem deixando em pânico a população daquele logradouro. A segurança patrimonial já avisou a população, que está alerta, sendo inclusive recomendado que fosse evitado a prática de caminhadas no entorno do Núcleo, principalmente nos horários da noite, até que o animal fosse encontrado. A segurança florestal e os biólogos  já estão a procura do animal com cães farejadores e portando armas com tranquilizantes.

Curiosidades
A onça suçuarana tem período de vida de aproximadamente  20 anos, em cativeiro. Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode também dar saltos de até 6 metros de extensão, fato que facilita sua caça. Suas garras são muito longas.

É um animal solitário, terrestre e de atividade noturna. Seu território compreende áreas de até 65 km2 e necessita de no mínimo 20 km2 para sobreviver. Os machos toleram-se e evitam-se. O animal raramente ataca o homem e tem tanto medo de cães que sobe em árvores quando acuada.

Atualização às 15:45 horas

Assessoria da Vale envia por e-mail a seguinte nota:

As equipes de Segurança Ambiental e do Parque Zoobotânico Vale realizaram esta semana uma vistoria minuciosa em toda a área do Núcleo Urbano. Durante as rondas não foi identificado nem um felino ou animal que possa ser considerado ameaça aos moradores e/ou frequentadores do Núcleo.
Fernanda Lacerda
Departamento de Comunicação Corporativa e Imprensa
Gerência Relacionamento com a Imprensa

3 comentários em “Onça parda invade o Núcleo Urbano de Carajás. População está em alerta

Deixe seu comentário

Posts relacionados