Garimpeiros interditam garimpo de Serra Pelada

Por Wanderley Mota – de Curionópolis

O clima voltou a ficar tenso ontem (22) no antigo garimpo de Serra Pelada, onde a Colossus Mineral está implantando uma mina subterrânea para extração de ouro em parceria com a cooperativa dos garimpeiros, a Coomigasp.

image

Por volta de meio dia, um grupo de aproximadamente 200 pessoas marchou para a frente do projeto e lá montou acampamento. Pela estrutura implantada no local, ficou evidente o propósito do grupo de pernoitar e ali permanecer por tempo ainda indeterminado.

Um relato da situação foi transmitido para o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior pelo gerente de relações institucionais da Colossus, Armando Pingarilho. Ele disse que os representantes do grupo propuseram a paralisação das atividades da mina até que o Poder Judiciário venha a determinar claramente qual grupo irá permanecer à frente da Coomigasp.

Em difícil negociação, foi explicado que o sistema de geração de energia e bombeamento não poderia em nenhuma hipótese ter interrompida a sua operação, situação que poderia até mesmo provocar o desmoronamento do túnel de acesso à mina.

Ao final das conversações o grupo permitiu a troca de turno de 40 homens para manutenção das atividades de preservação mínima da estrutura física.Os próprios “visitantes”, porém, já deixaram claro que isso é só o começo.

Na conversa que tiveram ontem com a direção da empresa, manifestantes informaram que há pelo menos vinte ônibus a caminho do local. O clima de conflito causado pelos manifestantes cria um ambiente hostil para os trabalhadores e causa insegurança aos moradores da vila.

“Estamos dispostos a morrer por esta causa e chamar a atenção do mundo. A  Colossus terá que rever  de imediato as armadilhas jurídicas que armou contra o povo garimpeiro dentro da justiça do Pará”, disse Daniel Carvalho, presidente da ADEPAG (Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp).

Um grupo de dez calejados garimpeiros pretendem iniciar nas próximas horas uma greve de fome que só irá encerrar  até que tudo seja resolvido. “Lutei por muito tempo pela mina de Serra Pelada e não  é justo o  que essa empresa e as  autoridades estão fazendo com agente”, disse Honorato Pereira, garimpeiro de 74 anos que sofre de diabetes e de pressão alta.

Entenda o caso
No ano passado parte da diretoria da Coomigasp, que tinha a frente Gesse Simão, foi destituída pela juíza Eline Vieira sob a acusação de que haveria indícios de irregularidades financeiras e contratuais na relação da Cooperativa com a Colossus Minerals, Assumiu a presidência Valder Falcão, destituído pelos garimpeiros em Assembleia Geral. Em uma nova Assembleia Geral, Vitor Albarada foi eleito e sequer chegou a tomar posse já que a justiça deferiu pedido de cancelamento das Audiências Públicas, fato que gerou a revolta do grupo de garimpeiros que agora interditam o acesso ao garimpo.

Segundo a diretora da Colossus, Rosana Enther, a interdição da mina prejudica os próprios garimpeiros pois já houve uma queda do valor das ações da empresa. Já os garimpeiros dizem “não ter nada a ver com isso, apenas lutam por seus direitos”.

Uma guarnição da PM está no local, mas não agiu em virtude da manifestação ser pacífica e legítima.

A Colossus não emitiu nota sobre a interdição.

 

18 Responses to Garimpeiros interditam garimpo de Serra Pelada

  1. Lima disse:

    Só ficou errado a data, ontem foi 21.

  2. josiel rodrigues disse:

    ACHO QUE ESSA GERAÇAO DE VELHOS GARIMPEIROS IGUAL AO MEU PAI QUE JA MORREU ARREBENTADO DE CARREGAR SACO DE TERRA NAO TERAO VIDA SUFICIENTE PARA RECEBER ALGUM DINHEIRINHO DA S.PELADA..MAIS EU AINDA TO JOVEM …VAMOS LUTAR..PELOS NOSSOS DIREITOS

  3. josiel rodrigues disse:

    ACHO QUE ESSA GERAÇAO DE VELHOS GARIMPEIROS IGUAL AO MEU PAI QUE JA MORREU ARREBENTADO DE CARREGAR SACO DE TERRA NAO TERAO VIDA SUFICIENTE PARA RECEBER ALGUM DINHEIRINHO
    DA S.PELADA..MAIS EU AINDA TO JOVEM …VAMOS LUTAR..PELOS NOSSOS DIREITOS

  4. Anônimo disse:

    Se não houver uma interdição federal e se não chegar gente de moral, isto ainda vai terminar em “merda”.
    A ressurreição de Sebastião Curió, neste momento, seria o que de melhor poderia acontecer.
    Ele botaria ordem nesta baderna!!!

  5. Cauan Pirí disse:

    É não será fácil lidar com estes selvagens de serra pelada! Qualquer tentativa de profissionalização dos recursos humanos, será em vão, pois as pessoas que ali estão em sua maioria são desprovidas de qualquer civilidade.

  6. Aviso ! disse:

    Não só ali em Parauapebas também !

  7. vitor disse:

    Mas e se a COLOSSUS decidir abandonar tudo o que eles farão? Afinal o veio segundo dizem esta a mais de 500m de profundidade!!! Vão lavrar com picaretas e bateias de novo???

  8. fran disse:

    imagina um monte de velhos semianalfabeto orelha de balão, chega os maus intencionados sem compromisso com a causa garimpeira salafrários só querendo aparecer na mídia se promover politicamente, dizendo ser os defensores dos oprimidos palavras bonitas, escolhidas com cuidado para agradar a todos mas com segunda intenções. São umas cobras temos que cortar as cabeças antes que comessem a espalhares veneno entre todos os garimpeiros de bem, que só quer ver aquilo que seu por direito nas próprias mãos, mas existe pessoas que querem aborta nossos sonhos só uma mente doente que não tem compromisso com niguem podem pensar em paralisar uma mina subterrania do poste “serra pelada” o risco é muito grande de desmoronamento é ir, de ralo abaixo todos os nossos sonhos vocês quer isso? ater quando vão ser mulas levado pelo cabresto por estes pilantras? acordem vocês tem famílias que se importam com vocês chega de sofrimento ainda tem velhos querendo fazer greve de fome por isto, quer morrer morram; eles vão se promover a tuas custa isso é ser patriota?…

  9. Paulo disse:

    Tive a infelicidade de ler seu comentário e pude constatar que você não sabe o que é ser garimpeiro. Cauã voce precisa rever seus conceitos, pois só Deus sabe o tanto que trabalhamos la, nem todos os garimpeiros são analfabetos mas muitos não tiveram oportunidade de estudar e ficam sendo esplorados pelos vagabundos, fala com seus patrões que nós vamos derrubar eles na marra.
    Em tempo, gostaria que soubesse que existe uma geração mais jovem de garimoeiros, como eu, que Graças a Deus tive ótimas oportunidades e vejo que em relação a mim quem é o desprovida de civilação é você, que além de julgar muito mau as pessoas esquece que os garimpeiros tem filhos que podem ser muito superiores a você em termos de inteligencia e humanidade, pelo menos foi isso que constatei após ler seu infeliz comentario.

    Atenciosamente,
    Paulão Mineiro.

  10. fran disse:

    paulão com letra minusculamente correta aposto que vc é um patriota, que causa tu defende mesmo? tenho certeza que não é a garimpeira, de sofrimento tu só conhece a História to correto? nós velhos estamos cansado de ser manipulados por essa corja de vagabundos agora se vc não está, paciência, levante sua bandeira da desordem e vá em frete tu vai encontrar o teu… Despreparado é mãe…

  11. fran disse:

    paulimão eu não sabia que existia uma nova classe de filhote de garimpeiros “Os garimoeiros” temos que formar outra cooperativa vou te indicar futuros sócios ok.

  12. fran disse:

    Paulão peço mil desculpas a vc caro companheiro, por declarações injusta em relação ao seu comentário, por está indignado por tudo que está acontecendo com nossos sonhos. Não olhei direito e fui logo te atacando mim perdoe, vc é uma pessoa de bem e justa e quanto ao comentário anterior o rapazinho foi inoportuno, injusto e sem conhecimento de causa. um abraço.

  13. Paulo disse:

    Fran. Compreendo sua revolta, pois também estou, meu comentario foi para o cauan, pelos comentarios dele voce vê que ele sim, não é garimpeiro como nós. Fui para serra pelada em 1983 fui peão 3 anos .trabalhei como burro de carga , não aceito comentario de pessoas que nem sabe o que é ser garimpeiro , ele não sabe o que passamos ele não sabe o que diz.Fique certo de uma coisa , estou rigorosamente em dia com a cooperativa e espero aproveitar este dinheiro em vida se Deus quiser e ele quer, abraços companheiro.

  14. fran disse:

    Paulo o que mim entristece é o fato do que eles conhecem o risco da nossa mina virar uma “Mina Fantasma” pós esse filme já passou uma vez e tem tudo pra se repeti.Quem não conhece esta História que houve manifestação e paralisação da mina, e os investidores não queria mas fazer parte como parceiros da “SPCDM” é agora?,todos estão temerosos se faltar capital adeus sonhos já que niguem quiz inverti no inicio vai querer agora com esses insponsáveis comandando as badernas.só quem não sabe o que quer e não respeito próprio é que segue esses idiotas.um abraço companheiro que Deus ilumine os seus passos em nome do seu filho amado Jesus O Salvador.

  15. luiz carlos disse:

    Os garimpeiros estão sendo chamados de selvagens por defender oque é deles? é muito fácil de lidar com esses garimpeiros, a mina é deles e a colossus tem que concordar com oque eles querem, se não quiser concordar cai fora, tem outras mineradoras que topam explorar essa mina. Muitos não sabem mas pelo que eu sei a colussus só conseguiu entrar em serra pelada as custas de propina dadas a presidentes de cooperativas corruptos! Não adianta chamar esses garimpeiros de analfabetos, pois até os inteligentes juízes paraenses estão sendo manipulados por essa mineradora chamada colossus, quanto mais esses coitados garimpeiros. O que os garimpeiros tem que exigir agora, é 51% para os garimpeiros e 49% para a colossus, e se quiser, se não quiser é só arrumar as trouxas e ir embora de serra pelada, pois oque eles já roubaram, eles já estão é devendo aos garimpeiros!!!

  16. fran disse:

    Luiz Carlos é triste fazer um relato desse, mas uma paralisação da mina a essa altura do campeonato seria um desastre, 24 horas apenas sem bombeamento poderia causar danos inrevesives, perder anos de investimentos “Capital, sonhos esperanças de dias melhores”tudo isso poderia ter sido evitado caso na época alguns empresários ou mesmo bancos privados,estatal por paste dos Governos Federal ou Estadual os quais poderiam comprar nossos sonhos a preço de ouro é chamar a atenção do mundo, como um País que valoriza as suas riquezas. Mas foi preciso vim um outro país tomar posse da quilo que é nosso por direito, alguns até tiveram vontade de ajudar talvez por comprometimento com a causa ou pro interesse próprio, agora estamos ferrados é só esperar que Deus nos ajudem. Um abraço.

  17. luiz carlos disse:

    Concordo com vc Fran, hoje existem no Brasil muitos empresários com capital suficiente pra tocar essa mina de serra pelada, e vou dar um exemplo de empresários que poderiam estar lucrando em serra pelada, como Eike Batista e outras mineradoras como a vale, anglogold ashanti mineração ltda, mineração serra grande S.A, sertão mineração S.A, Santa Elina desenvolvimento mineral, sergio franca mineração oregon e outras mineradoras fora do país. Não sei oque foi que aconteceu que nem a vale quis explorar essa mina, foi preciso uma mineradora canadense meter as caras, e querer tomar oque é dos garimpeiros com o consentimento das autoridades que não estão fazendo nada pra ajudar esses velhos garimpeiros!!! Só Deus mesmo pra nos ajudar!!! Um abraço

  18. juarez teixeira disse:

    SOU FILHO DE GARIMPEIRO E ESTOU ACAMPADO NA BOCA DO TÚNIL COM SENTENAS DE PESSOAS NÃO VAMOS DESISTIR JAMAIS. CONVOCO OS COMPANHEIROS A SE UNIR A NÓS NÃO PODEMOS PERDER ESSA BATANHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>